Card image
Competições
F1 apresenta esboço de carro para 2021 com efeito-solo

1 Minuto de leitura

  • Publicado: 17/07/2019
  • Atualizado: 17/07/2019 às 16:39
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 começa a tomar forma para 2021, quando sofrerá uma grande mudança em seu regulamento. O primeiro passo foi a apresentação de um esboço do carro, com alterações no downforce dos carros, que passarão a contar com asas dianteiras mais simples. A parte inferior do carro deverá contar com um túnel tipo Venturi, que forma um difusor duplo, provocando o chamado “efeito-solo”, banido da categoria em 1983.

Fórmula 1
Efeito-solo deve voltar a aparecer nos carros da F1 em 2021. (Foto: Giorgio Piola)

“Queremos que os carros possam correr e seguir um ao outro, tendo mais batalhas emocionantes. Queremos ter pneus que permitam aos pilotos lutar uns contra os outros sem tanta degradação e por mais tempo”, disse Nikolas Tombazis, diretor de assuntos técnicos para monopostos da FIA, em declaração ao site norte-americano Motorsport.com.

“Os carros serão mais simples que os atuais porque muitos dos pequenos componentes foram simplificados: especialmente os sidepods e as asas dianteiras. Também haverá um difusor embaixo do carro”, explicou o dirigente, que espera que os carros percam apenas de cinco a dez por cento de downforce quando estiverem em perseguição. Os atuais carros da Fórmula 1 perdem até 45%.

“Dois dutos vão sugar a turbulência e, como resultado, o carro terá um ar muito mais limpo. Portanto, temos uma redução maciça da perda de downforce”, completou Tombazis, lembrando que o intuito das alterações é aumentar a disputa por posições na pista e, consequentemente, tornar as corridas da categoria mais interessantes para o público.

A Fórmula 1 espera chegar a um acordo sobre o novo regulamento com as equipes até o dia 15 de setembro. Feito isso, o processo avançaria para a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, que terá encontro no mês de outubro.

Deixe seu Comentário

Comentários