Card image
Competições
Hamilton vence com facilidade GP da França de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/06/2019
  • Atualizado: 23/06/2019 às 12:53
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio da França, oitava etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, disputada no circuito de Paul Ricard, em Le Castellet. O piloto da Mercedes largou da pole position e se manteve na primeira posição ao longo de todas as 53 voltas, garantindo a sua sexta vitória em oito corridas no atual campeonato.

Lewis Hamilton
Hamilton venceu pela sexta vez na temporada. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que tentou se manter próximo de Hamilton nas voltas iniciais, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de corrida do companheiro de Mercedes. O pódio foi completado por Charles Leclerc, piloto da Ferrari que em momento algum teve condições de acompanhar os pilotos do time da equipe da estrela de três pontas.

Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto colocado, conseguindo impedir a aproximação de Sebastian Vettel, que largou da sétima posição com a Ferrari e avançou dois lugares para terminar em quinto com a Ferrari. Carlos Sainz, da McLaren, foi o sexto, chegando logo à frente de Daniel Ricciardo, que levou a Renault ao sétimo lugar. Kimi Räikkönen, com a Alfa Romeo, foi o oitavo, enquanto Nico Hülkenberg, com a Renault, foi o nono. Lando Norris, com problemas em sua McLaren no final da corrida, fechou a zona de pontuação.

A Fórmula 1 dá sequência a temporada 2019 já no próximo domingo (30), quando será disputado o Grande Prêmio da Áustria, prova marcada para o Red Bull Ring, em Spielberg.

Confira como foi a corrida

A largada teve Lewis Hamilton mantendo a primeira posição, sendo seguido por Valtteri Bottas. Charles Leclerc recebeu forte pressão de Max Verstappen, mas seguiu na terceira posição, sendo seguido pelo piloto da Red Bull. Carlos Sainz superou Lando Norris para assumir o quinto lugar, enquanto Sebastian Vettel manteve a sétima posição nos metros iniciais.

Hamilton cometeu um erro no início da segunda volta, e permitiu a aproximação de Bottas. Ainda assim, o inglês conseguiu a melhor volta da prova, sendo superado por Verstappen neste quesito. Vettel demorou cinco voltas para conseguir deixar Norris para trás e assumir a sexta posição.

Com seis voltas, Hamilton abriu dois segundos em relação a Bottas, que não era pressionado por Leclerc. Já no fundo do pelotão, Robert Kubica e George Russell se estranharam, com o inglês escapando da pista ao tentar superar o companheiro de equipe Williams. Na sétima volta, Vettel deixou Sainz para trás e assumiu o quinto posto.

Antonio Giovinazzi foi o primeiro piloto a visitar os boxes, colocando pneus duros. Na nona volta, Sergio Pérez passou a ser investigado por não ter respeitado os limites da pista na largada, sendo punido logo na sequência. A prova chegou a décima volta com Hamilton 2s6 à frente de Bottas.

Ainda longe de Verstappen, Vettel marcou a melhor volta na 12ª volta, anotando 1min35s443. Com 15 voltas, Hamilton avisou a Mercedes que tinha algo quebrado em seu assento, enquanto Pierre Gasly reclamou da falta de potência da Red Bull. Mais atrás, Alexander Albon superou Kevin Magnussen para assumir a 14ª posição.

Na 17ª volta, Hamilton aumentou sua vantagem para Bottas para quatro segundos. Neste momento, Daniel Ricciardo foi aos boxes e colocou pneus duros em seu Renault, atitude repetida na Haas de Magnussen. Na passagem seguinte, Gasly fez a troca de pneus, também colocando os pneus de faixa branca.

Lando Norris e Sergio Pérez pararam nos boxes na volta 19, e o mexicano pagou sua punição. Sainz recebeu novos pneus no giro número 20. No pelotão da frente, Verstappen foi o primeiro a visitar os boxes na volta 21, colocando pneus duros, ao passo que Leclerc recebeu os compostos de faixa branca no giro seguinte.

Bottas entrou nos boxes na volta 24, colocando pneus duros, enquanto Hamilton recebeu novos pneus no giro seguinte. Vettel foi o último a fazer a troca de pneus, indo aos boxes na volta 26, retornando na quinta colocação. Leclerc começou a descontar a vantagem sobre Bottas, mas o finlandês passou a enfileirar voltas mais rápidas.

Nico Hülkenberg, que vinha na sexta posição, foi chamado pela Renault aos boxes na 35ª volta, fazendo sua primeira parada na corrida, colocando pneus médios. Hamilton seguiu tranquilo na liderança da prova, com 12 segundos de frente em relação a Bottas na 38ª volta. Lance Stroll foi o último a fazer a primeira parada nos boxes com a Racing Point.

Lando Norris, que vinha próximo de Carlos Sainz, recebeu ordem da McLaren para não usar a asa móvel, já que a equipe acusou um problema no motor do carro do inglês. Na briga pela 14ª posição, Daniil Kvyat passou a atacar Alexander Albon, seu companheiro de Toro Rosso. Romain Grosjean abandonou a corrida na 47ª volta.

Kvyat superou Albon e assumiu a 14ª colocação restando cinco voltas para o final. Na volta seguinte, o Safety Car Virtual foi acionado por conta de um cone que apareceu na pista, e a pista foi liberada segundos depois. Leclerc se aproximou muito de Bottas nas voltas finais, enquanto Ricciardo partiu para o ataque sobre Norris.

Vettel foi aos boxes na penúltima volta para tentar a volta mais rápida, enquanto Norris despencou para a décima posição por conta dos problemas no carro. Hamilton acelerou para tentar a volta mais rápida no giro final e seguiu para a vitória, mas viu o melhor tempo ficar com o alemão da Ferrari.

Deixe seu Comentário

Comentários