Card image
Competições
Quartararo voa no Q2 e fatura pole da MotoGP na Catalunha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/06/2019
  • Atualizado: 15/06/2019 às 10:25
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo conquistou neste sábado (15) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha, sétima etapa da temporada 2019 da MotoGP. Em um dia de muito calor no Circuito de Barcelona, em Montmeló, o piloto da SIC, equipe satélite da Yamaha, apareceu na metade final do Q2 para anotar 1min39s484, garantindo sua segunda posição de honra no atual campeonato.

Fabio Quartararo
Quartararo conquistou sua segunda pole position na MotoGP. (Foto: SIC)

A segunda posição no grid ficou com Marc Márquez, piloto da Honda que acabou apenas 0s015 atrás do tempo obtido por Quartararo. A primeira fila ainda contará com Maverick Viñales, piloto da equipe oficial da Yamaha e que chegou a liderar a fase final da classificação. Franco Morbidelli, com a outra Yamaha da SIC, parte da quarta posição, sendo seguido por Valentino Rossi, companheiro de Viñales. Andrea Dovizioso, da Ducati, fecha o top-6.

Vencedor do Grande Prêmio da Itália, Danilo Petrucci largará da sétima posição com a Ducati, e dividirá a terceira fila em Barcelona com Álex Rins, que caiu durante a fase final da classificação e terminou em oitavo, e Cal Crutchlow, piloto de uma Honda preparada pela LCR. Jorge Lorenzo, da Honda, parte em décimo, logo à frente de Joan Mir, da Suzuki, e Pol Espargaró.

Entre os pilotos que não se classificaram para o Q2, Francesco Bagnaia e Jack Miller decepcionaram, e largarão em 13º e 14º, respectivamente, ambos com Ducatis preparadas pela Pramac. Takaaki Nakagami, com uma Honda da LCR, partirá apenas da 16ª posição, enquanto Andrea Iannone, com uma Aprilia, fechará o grid com a 24ª colocação.

O Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP será disputado neste domingo (16), a partir das 9h, e terá transmissão dos canais Sportv.

Confira como foi a classificação

Q1
Os pilotos que não se garantiram entre os dez primeiros no combinado de tempos dos três primeiros treinos livres do final de semana partiram para a pista do Circuito de Barcelona às 9h10, pelo horário de Brasília. Jack Miller se colocou na liderança no início da fase, mas sofreu uma queda com a Ducati preparada pela Pramac, sendo obrigado a voltar aos boxes.

Aleix Espargaró colocou a Aprilia na liderança, mas logo foi superado por Takaaki Nakagami, que anotou 1min40s372 com a Honda da LCR, enquanto Francesco Bagnaia se colocou em segundo com a outra Ducati da Pramac. Restando dois minutos para o final, Franco Morbidelli apareceu com uma volta voadora, anotano 1min39s727 com a Yamaha da SIC.

Bagnaia voltou ao segundo lugar, derrubando Nakagami da zona de classificação, mas deixou a segunda posição ao ver Joan Mir anotar 1min40s012 com a Suzuki. Os pilotos partiram para a última tentativa de volta rápida, mas ninguém conseguiu melhorar o tempo. Melhor para Morbidelli e Mir, que avançaram para o Q2 e, consequentemente, para a disputa da pole position.

Q2

A rodada final da classificação começou com Márc Márquez tomando a liderança, mas Maverick Viñales, com a Yamaha, anotou 1min40s007 para tomar a primeira posição nos minutos iniciais. Álex Rins, com a Suzuki, avançou para a segunda colocação, enquanto Franco Morbidelli apareceu em terceiro. Márquez quebrou a barreira de 1min40s ao marcar 1min39s898 com a Honda.

Morbidelli mostrou força e tomou a liderança com 1min39s711, ficando à frente de Fabio Quartararo, seu companheiro de SIC. Vencedor do GP da Itália há 15 dias, Danilo Petrucci colocou a Ducati na terceira posição, mas caiu de sua moto quando restavam oito minutos para o encerramento do treino. Valentino Rossi abriu uma volta rápida, mas acabou atrapalhado por Andrea Dovizioso, e marcou apenas o sexto tempo.

Os pilotos foram aos boxes e retornaram à pista quando restavam cinco minutos para o encerramento da sessão classificatória. Álex Rins, que vinha com uma volta rápida, caiu na curva dez quando restavam dois minutos, enquanto Viñales anotou 1min39s710 para tomar a liderança. Neste momento, Quartararo registrou 1min39s484 para assumir a ponta da folha de tempos.

O treino foi para o minuto final com os pilotos partindo para a última volta rápida, mas o que se viu foi ninguém melhorar o tempo. Melhor para Quartararo, que conquistou a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários