Card image
Competições
Pagenaud supera Rossi e vence as 500 Milhas de Indianápolis

8 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/05/2019
  • Atualizado: 26/05/2019 às 22:24
  • Por: Leonardo Marson

Simon Pagenaud venceu neste domingo (26) as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante corrida do calendário da Indy, e uma das principais provas do automobilismo mundial. O francês, que defende a equipe Penske, liderou a maior parte da corrida no oval de 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway, e travou uma ótima batalha com Alexander Rossi nas voltas finais, conseguindo a ultrapassagem que lhe rendeu a vitória na penúltima volta.

Pagenaud é o primeiro francês a vencer as 500 Milhas de Indianápolis desde Gaston Chevrolet, que triunfou em 1920.

A segunda posição ficou com Rossi, piloto da Andretti que se mostrou muito agressivo ao longo da prova, aparecendo entre os ponteiros ainda no início da corrida. Ao lado de Pagenaud, passou a se alternar na liderança nas voltas finais, acabando a corrida apenas 0s2086 atrás do vencedor. Takuma Sato, que apareceu com força nas voltas finais, fechou a corrida na terceira posição com o carro da Rahal Letterman Lanigan.

Josef Newgarden, outro piloto da Penske que apareceu entre os líderes, ficou com a quarta posição, sendo seguido por Will Power, seu companheiro de equipe. Ed Carpenter, que esteve na segunda posição na maior parte do tempo, perdeu rendimento na parte final da corrida e fechou a prova em sexto com o carro da Carpenter Racing, sua própria equipe.

Estreante em Indy 500, Santino Ferrucci teve ótimo desempenho e fechou a prova em sétimo. O piloto da Dale Coyne, melhor rookie desta edição, foi seguido por Ryan Hunter-Reay, que teve corrida apagada com a Andretti. Tony Kanaan foi o melhor brasileiro na corrida, levando o carro da AJ Foyt ao nono lugar, depois de passar a maior parte da prova entre os 15 melhores. O top-10 foi completado por Conor Daly, da Andretti.

Se Tony Kanaan se colocou entre os dez melhores, os outros dois brasileiros tiveram desempenhos distintos. Matheus Leist, companheiro de equipe do baiano na AJ Foyt, fechou a prova na 15ª colocação, enquanto Helio Castroneves, piloto da Penske, fechou a corrida apenas em 18º, após se envolver em um incidente com James Davison ainda no início da prova, quando atingiu o rival nos boxes, provocando uma rodada que lhe custou danos na asa dianteira e uma punição.

A corrida contou com quatro intervenções do Safety Car, sendo a principal delas ocorrida na volta 178, quando Sébastien Bourdais rodou quando disputava posição com Graham Rahal. Atrás dos dois, Charlie Kimball, Felix Rosenqvist e Zach Veach também foram para o muro. A direção de prova foi obrigada a acionar a bandeira vermelha para limpar a pista, que se encheu de detritos.

A próxima etapa da Indy acontece já no próximo final de semana, com a rodada dupla de Detroit, no circuito montado na Ilha Bela. Serão duas corridas, uma no sábado, e outra no domingo.

Confira como foi as 500 Milhas de Indianápolis

A corrida começou com Simon Pagenaud mantendo a primeira posição, seguido por Ed Carpenter e Will Power, que superou Spencer Pigot nos metros iniciais. Entre os brasileiros, Helio Castroneves avançou para a décima posição, enquanto Tony Kanaan caiu para o 17º lugar. Matheus Leist, por sua vez, manteve a 24ª colocação na primeira volta.

Na quarta volta, Colton Herta se dirigiu aos boxes com problemas no carro preparado pela Harding. O americano não conseguiu chegar ao pit lane, e forçou a direção de prova a acionar a primeira bandeira amarela da corrida. Apesar da neutralização, nenhum piloto entre os líderes se dirigiu aos boxes para fazer a troca de pneus e o reabastecimento, procedimento feito por Marco Andretti, Sage Karam e Felix Rosenqvist.

A relargada aconteceu na volta 11, com Power superando Carpenter para assumir a segunda colocação. O australiano tentou atacar Pagenaud, mas o francês se manteve na ponta. Os cinco primeiros colocados com 15 voltas eram pilotos com carros empurrados por motor Chevrolet, enquanto Alexander Rossi avançou para o sexto posto ao superar Sébastien Bourdais, se tornando o melhor Honda da corrida.

Pagenaud conseguiu abrir uma vantagem de meio segundo em relação a Power, e seguia sem ser atacado pelo companheiro de Penske. Mais atrás, Leist ganhou uma posição, avançando para o 21º lugar. Sem que acontecessem grandes mudanças na classificação, a primeira janela de paradas nos boxes foi aberta por Pagenaud na volta 32, cedendo a ponta para Power.

Os líderes começaram a parar a partir da volta 34, quando Newgarden visitou os boxes. Power fez a troca de pneus e reabastecimento no giro seguinte, em atitude seguida por Kanaan. Carpenter parou na volta 36 ao lado de Pigot, Rossi, Leist e Castroneves. O brasileiro da Penske tocou o veículo de James Davison, que rodou nos boxes, e acabou penalizado pela direção de prova.

Sato e Dixon trocaram pneus e reabasteceram na volta 37, cedendo a liderança para Rosenqvist, que parou ainda na primeira bandeira amarela. O sueco da Chip Ganassi visitou os boxes na 43ª volta, e Pagenaud retomou a primeira posição com uma vantagem de 2s7 em relação a Power, que seguia perseguido por Carpenter. Kanaan subiu para a 12ª posição, Leist avançou para o 19º posto, e Castroneves despencou para 30º.

Pagenaud viu Power descontar a vantagem rapidamente, trazendo a diferença para a casa de 1s7. O francês, porém, conteve o avanço do companheiro de equipe, e seguiu na liderança. Na 56ª volta, Ben Hanley ficou lento na pista com o carro da DragonSpeed, mas conseguiu chegar aos boxes. Pouco depois, Carpenter superou Power para tomar a segunda posição.

A segunda rodada de paradas nos boxes começou na volta 64, novamente com Pagenaud visitando os boxes. Dois giros depois, Spencer Pigot fez a troca de pneus, enquanto Newgarden e Hildebrand pararam no 67º giro, enquanto Carpenter e Kanaan fizeram seus pits stops na volta 68, mesmo momento de Will Power, que acabou punido por passar sobre uma mangueira.

Rossi e Leist trocaram pneus e reabasteceram na volta 69. Depois, na volta 71, Jordan King atropelou um mecânico em sua parada, perdendo muito tempo nos boxes. Castroneves parou no mesmo giro, enquanto Scott Dixon parou na volta 72. Na 73ª volta, Kyle Kaiser bateu na curva 3, provocando a segunda entrada do Safety Car na corrida.

A prova teve seu reinicio na volta 80, e Pagenaud manteve a liderança, seguido por Carpenter. Newgarden seguiu em terceiro, mas muito pressionado por Rossi, enquanto Bourdais avançou para a quinta posição. Na 98ª volta, Kanaan pulou para a 12ª colocação. No giro seguinte, Pagenaud abriu a terceira rodada de paradas nos boxes com uma nova troca de pneus e reabastecimento.

Carpenter parou na volta 101, enquanto Newgarden trocou pneus e reabasteceu na volta 103. Bourdais e Kanaan fizeram seus pit stops na volta 105, e Rossi parou na 106. Leist e Power pararam no 108º giro, e Rahal recebeu novos pneus e combustível na volta seguinte. Com tudo isso, quem assumiu a liderança foi Scott Dixon, que seguia apostando numa estratégia de economia de combustível.

Dixon e Rosenqvist pararam nos boxes na 113ª volta, e Pagenaud reassumiu a liderança, desta vez seguido por Rossi, que deixou Carpenter para trás. O grupo dos cinco primeiros era completado por Newgarden e Bourdais. Rossi passou a pressionar Pagenaud, exigindo que o francês da Penske fizesse suas melhores voltas da corrida a partir deste momento. Kanaan aparecia em 13º, e Leist em 21º.

Newgarden faz uma de suas paradas nos boxes em Indianápolis. (Foto: IndyCar)

Pagenaud fez sua parada na volta 129, abrindo a quarta rodada de paradas nos boxes, que seguiu com Carpenter fazendo a parada cinco voltas mais tarde. Newgarden parou na volta 136, Bourdais e Power na 137, e Rossi na 138, enfrentando problemas na colocação de combustível. Marcus Ericsson bateu nos boxes no mesmo giro, forçando a bandeira amarela, a terceira da corrida.

Os pilotos que não foram aos boxes aproveitaram a neutralização para fazerem a troca de pneus e o reabastecimento. Assim, o grupo dos cinco primeiros era composto por Pagenaud, Carpenter, Newgarden, Bourdais e Rossi. Melhor piloto entre os que visitaram os pits após o acidente com Ericsson, Dixon aparecia na nona colocação. Kanaan despencou para 24º, uma posição à frente de Leist, depois de fazerem uma segunda parada nos boxes nesta janela.

A corrida recomeçou na volta 149 com Pagenaud mantendo a primeira colocação, enquanto Newgarden superou Carpenter para tomar a segunda posição. Um pouco mais atrás, Conor Daly reiniciou a prova de forma agressiva para superar Rossi e tomar o quinto lugar. Newgarden seguiu em ritmo forte, e tomou a liderança da corrida na volta 151, superando Pagenaud.

Daly seguiu avançando, e superou Bourdais para tomar a quarta posição. O francês da Dale Coyne se mostrava com um ritmo inferior aos rivais, e foi superado por Rossi na volta 158, caindo para a sexta posição. O americano da Andretti seguiu avançando, e superou Daly para faturar a quarta colocação. Os dois pilotos da Penske seguiam liderando, mas agora com Carpenter e Rossi muito próximos.

Pagenaud recuperou a liderança na 168ª volta, mas veio aos boxes para a sua última parada na sequência. Rossi fez seu pit stop no giro seguinte, enquanto Dixon fez o mesmo na volta 170, enquanto Carpenter superou Newgarden para assumir a liderança na volta seguinte. O americano da Penske parou na volta 171, enquanto o piloto – e dono – da Carpenter Racing trocou pneus e reabasteceu na passagem seguinte.

Santino Ferrucci, em uma estratégia de economia de combustível, foi aos boxes na volta 173, cedendo a liderança para Will Power, que parou após quatro voltas. Na briga pela vitória, Rossi superou Pagenaud para tomar a segunda posição, atrás apenas de Pigot. A bandeira amarela foi acionada mais uma vez por conta de um acidente entre Graham Rahal e Sébastien Bourdais. Além dos dois, Charlie Kimball, Felix Rosenqvist e Zach Veach se envolveram no acidente.

Depois de 20 minutos, os carros voltaram a andar em Indianápolis com o retorno da bandeira amarela. A relargada, porém, aconteceu apenas na volta 188, com Pagenaud superando Rossi para tomar a primeira colocação, mas o americano retomou a dianteira na passagem seguinte. Os dois passaram a se alternar na liderança a cada volta, enquanto Takuma Sato avançou para o quarto lugar após deixar Carpenter para trás.

Sato seguiu avançando, e tomou a terceira posição de Newgarden na 191ª volta, se aproximando dos dois ponteiros. Pagenaud passou a defender a posição na linha de dentro, cortando o vácuo de Rossi, que ficava sem ter como desenhar a ultrapassagem. Atrás, Tony Kanaan avançou para a nona posição.

Rossi superou Pagenaud na volta 198, recuperando a primeira posição. O francês partiu para o ataque, recuperando a primeira posição na curva 3 da penúltima volta. Rossi ainda tentou um último ataque, sem sucesso.

*Volte em instantes

Deixe seu Comentário

Comentários