Card image
Competições
Bolsonaro assina termo de compromisso para autódromo no RJ

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/05/2019
  • Atualizado: 08/05/2019 às 13:04
  • Por: Leonardo Marson

O presidente Jair Bolsonaro assina nesta quarta-feira (8), ao lado do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, um termo de compromisso para que o novo autódromo na capital fluminense, que pretende receber provas da Fórmula 1 e da MotoGP, possa ser construído. A praça esportiva deve ser instalada em Deodoro, e a assinatura acontecerá após um evento em homenagem aos pracinhas da Segunda Guerra Mundial. A informação é do jornal “O Dia”.

Deodoro
Layout do possível novo autódromo do Rio de Janeiro. (Foto: reprodução)

A promessa de um novo autódromo no Rio de Janeiro surgiu após o circuito localizado em Jacarepaguá ser desativado, em 2012, para a construção do Parque Olímpico da Barra, que recebeu diversas competições nos Jogos de 2016. Anteriormente, a pista – que recebeu dez edições do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, além de provas do Mundial de Motovelocidade e da CART (Indy), havia sido mutilada para obras do Pan de 2007.

Desde novembro de 2018, membros do Liberty Media, grupo responsável pela promoção da Fórmula 1, estão em conversa com as autoridades do Rio de Janeiro para transferir a etapa brasileira do campeonato mundial para a capital fluminense. São Paulo possui contrato com a principal categoria do esporte a motor mundial até 2020. Antes, em junho, foi apresentado o projeto para construção do autódromo carioca, mas a publicação da licitação ainda não aconteceu, muito por conta de questões ambientais.

LEIA MAIS:
Leclerc garante não ter obsessão por “vitória rápida” na F1
Ferrari terá atualização de motor para o GP da Espanha
Confira a programação para o GP da Espanha de F1

Caso o novo autódromo venha a ser construído, ele será erguido em um terreno cedido pelo Exército em Deodoro, e que foi utilizado por 60 anos como depósito de munições e explosivos. O local passou por um grande processo de limpeza para que cerca de quatro mil granadas fossem retiradas do terreno. Na região, já existem outras instalações construídas para as Olimpíadas de 2016, como campos de Hóquei sobre Grama, um estádio para Rugby e campos de provas de pentatlo moderno, tiro esportivo, hipismo, e uma piscina para prática de canoagem slalom.

O projeto do novo autódromo do Rio de Janeiro é assinado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, responsável por autódromos como Xangai, na China, Sepang, na Malásia, Singapura, Yas Marina, em Abu Dhabi, e mais recentemente pela pista que receberá o Grande Prêmio do Vietnã, em Hanói.

Foto: reprodução

Deixe seu Comentário

Comentários