Card image
Competições
Zonta acerta estratégia e vence corrida 2 em Mogi Guaçu

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/05/2019
  • Atualizado: 05/05/2019 às 15:03
  • Por: Leonardo Marson

Ricardo Zonta venceu a corrida de encerramento da segunda etapa da Stock Car, disputada neste domingo (5) no Velo Città, autódromo localizado em Mogi Guaçu, no interior paulista. O piloto da Shell V-Power se colocou na liderança após a rodada de paradas nos boxes, e seguiu para vencer pela primeira vez na temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Ricardo Zonta
Ricardo Zonta venceu pela primeira vez na temporada. (Foto: Rafa Catelan)

Zonta chegou a ver Rubens Barrichello se aproximar nas voltas finais, mas relegou o piloto da Full Time ao segundo lugar, chegando com uma frente de 4s858 para o rival. O pódio foi completado por Cacá Bueno, piloto da Cimed Racing. Gabriel Casagrande teve um bom desempenho e terminou em quarto com o carro da Crown Racing, enquanto Allam Khodair, da Blau Motorsport, completou o top-5.

Felipe Fraga, companheiro de Cacá na Cimed Racing, completou a prova em sexto, chegando à frente de Felipe Lapenna, sétimo com o equipamento da Cavaleiro Sports. Cesar Ramos, mesmo sofrendo com um incidente na parte final da prova, acabou em oitavo com o outro carro da Blau Motorsport, e foi seguido por Valdeno Brito, da Prati-Donaduzzi. Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, fechou a lista dos dez melhores.

A temporada da Stock Car terá sequência no dia 19 de maio, com a disputa da etapa de Goiânia (GO), marcada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Confira como foi a corrida

A largada teve Julio Campos mantendo na liderança nos metros iniciais, mas por pouco tempo, já que Diego Nunes o ultrapassou. Rubens Barrichello avançou para a terceira colocação, sendo seguido por Ricardo Zonta. Ainda na reta dos boxes, Lucas Foresti e Galid Osman rodaram, mas seguiram na corrida. Já no final da volta, Nelsinho Piquet foi quem rodou.

Na abertura da segunda volta, Marcos Gomes perdeu ritmo por conta de um pneu furado, e foi obrigado a visitar os boxes. Na frente, Nunes passou a ser muito atacado por Campos, que partiu para o ataque na abertura da quinta volta, conseguindo a ultrapassagem para retomar a liderança. Zonta, por sua vez, superou Barrichello para tomar a terceira posição.

Em briga pela quinta posição, Felipe Fraga superou Gabriel Casagrande, e passou a buscar aproximação sobre os líderes. Na sétima volta, Denis Navarro escapou da pista, perdendo muitas posições. Na frente, Campos seguia na liderança, mas muito pressionado por Nunes. Além disso, Zonta e Barrichello também se aproximavam do ponteiro.

Vencedor da primeira corrida do dia, Thiago Camilo aparecia apenas em 12º, segurando um segundo pelotão. Já Daniel Serra era apenas o 17º, depois de perder muitas posições nos metros iniciais da corrida. Marcos Gomes abandonou a corrida na 11ª volta após ter novos problemas com o equipamento preparado pela KTF. Na abertura da 12ª volta, a janela de paradas nos boxes foi aberta.

Nunes, Zonta e Fraga foram os primeiros pilotos entre os líderes a visitarem os boxes para a troca de pneus e o reabastecimento obrigatórios. Neste momento, Camilo abandonou a disputa após um toque com Max Wilson. Na volta seguinte, Campos veio para os boxes, e Barrichello assumiu a liderança da prova. O piloto da Full Time seguiu por mais duas voltas na pista, e viu o time de Maurício Ferreira fazer uma parada muito lenta.

Valdeno Brito ficou atravessado na pista na 17ª volta, mas conseguiu retornar à pista. Após Nelsinho Piquet visitar os boxes, a corrida passou a ter como ponteiros Ricardo Zonta, Julio Campos, Rubens Barrichello, Cacá Bueno e Gabriel Casagrande. O dono do carro 111 tomou a segunda posição na 20º volta, usando o botão de ultrapassagem no final da reta dos boxes.

Na 20ª volta, Nelsinho Piquet perdeu a traseira do carro e acertou o carro de Vitor Baptista, abandonando a disputa. Campos passou a ser pressionado por Cacá Bueno, e se viu sem botões de ultrapassagem para a parte final da prova. Na frente, Barrichello começou a descontar rapidamente a vantagem de Zonta, derrubando a diferença de 7s4 para 5s8 em três voltas.

Cacá superou Campos na abertura da 22ª volta e assumiu a terceira colocação, enquanto Casagrande passou a atacar o paranaense da Prati-Donaduzzi, que sofria sem botões de ultrapassagem e com a perda de desempenho do carro. Os dos chegaram a se tocar na volta seguinte, e quem se aproveitou foi Nunes, que tomou o quinto posto. Barrichello seguiu descontando a vantagem de Zonta, trazendo-a para cinco segundos na 24ª volta.

Segurando um grande pelotão, Campos se viu pressionado na reta dos boxes por Nunes, Casagrande e Ramos. O piloto da KTF o superou, e o paranaense o acertou na traseira do carro. Os dois, além do representante da Blau Motorsport rodaram, e Casagrande assumiu o quarto posto. Zonta seguiu para vencer, seguido por Barrichello e Cacá.

Foto: Rafa Catelan

Deixe seu Comentário

Comentários