Card image
Competições
Tampa de bueiro provoca cancelamento do TL1 da F1 em Baku

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/04/2019
  • Atualizado: 26/04/2019 às 7:02
  • Por: Leonardo Marson

Uma tampa de bueiro provocou o cancelamento do primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Azerbaijão, quarta etapa da Fórmula 1, que aconteceria na manhã desta sexta-feira (26) no circuito montado nas ruas de Baku, capital da ex-República Socialista Soviética. George Russell abria sua primeira volta rápida no final de semana quando passou por cima desta tampa, danificando o assoalho de sua Williams após apenas 13 minutos de treino.

George Russell
Carro de George Russell passou por cima de um bueiro e sofreu danos. (Foto: F1)

A direção de prova acionou a bandeira vermelha imediatamente após o acidente, e demorou mais 17 minutos para cancelar a sessão. Antes disso, apenas os pilotos da Ferrari haviam marcado tempo, com Charles Leclerc cravando 1min47s497 na melhor de suas duas voltas rápidas. A marca do monegasco foi 2s101 melhor que a de Sebastian Vettel.

Todos os pilotos registraram pelo menos uma volta de instalação durante o treinamento, exceção feita a Mercedes, que não teve tempo sequer de mandar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas à pista, já que a sessão contaria com 1h30min de pista aberta, e não os 13 minutos que a sessão contou efetivamente.

O segundo treino livre do final de semana será realizado ainda nesta sexta-feira, a partir das 10h. O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 será disputado no domingo (28), com largada marcada para 9h10. A prova terá transmissão da TV Globo e da Rádio Band News FM, e acompanhamento da RACING.

Confira como foi o primeiro treino livre

A sessão que abriu o final de semana da Fórmula 1 em Baku começou pontualmente às 6h, pelo horário de Brasília, com os pilotos indo à pista para as voltas de instalação. Praticamente todos fizeram isso, exceção feita à Mercedes, que optou por manter Lewis Hamilton e Valtteri Bottas nos boxes. Com sete minutos, a Ferrari começou a registrar tempos, com Charles Leclerc sendo o primeiro a completar volta, com 1min49s134.

O monegasco melhorou seu tempo, cravando 1min47s497 dois minutos mais tarde, sendo pouco mais de dois segundos mais rápido em relação a Sebastian Vettel, seu companheiro na equipe de Maranello. A bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no final de semana após George Russell passar por cima de uma tampa de bueiro e danificar a parte de baixo de sua Williams após a curva dois do circuito azeri.

Não fossem os problemas com o carro lento e o acidente com Russell, a Williams ainda viu o caminhão que levava o equipamento do inglês de volta aos boxes bater o braço hidráulico em uma das placas de publicidade instaladas em uma passarela no circuito urbano. O problema fez com que muito óleo deste braço hidráulico caísse sobre o carro do atual campeão da Fórmula 2.

Por conta do incidente, a direção de prova optou por não reiniciar o treino, que foi cancelado com apenas 30 minutos de duração. Todos os bueiros da pista de pouco mais de seis quilômetros serão revistos para que não haja um problema semelhante no resto do final de semana.

Foto: F1

Deixe seu Comentário

Comentários