Andrea Dovizioso venceu neste domingo (18) o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, etapa de encerramento da temporada 2018 da MotoGP. Em uma corrida disputada na chuva, e que contou com uma bandeira vermelha por conta das condições climáticas na região do Circuito Ricardo Tormo, o piloto da Ducati assumiu a liderança na 16ª das 27 voltas, ao superar Álex Rins, vencendo pela quarta vez no ano.
A segunda posição ficou com Rins, que liderou toda a parte inicial da prova com a Suzuki, mas perdeu rendimento ainda na primeira das duas fases da corrida, e não teve ritmo para seguir Dovizioso. No fim, o espanhol ainda viu Valentino Rossi, que largou em 16º e estava em segundo, cair quando restavam cinco voltas, garantindo o lugar no pódio. Pol Espargaró, da KTM, foi o terceiro mesmo após uma queda, e obteve o melhor resultado do time austríaco desde a chegada a classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Michele Pirro, que correu em Valência na condição de wildcard, foi o quarto colocado com uma Ducati, e foi seguido por Dani Pedrosa, que se despediu da carreira na MotoGP com a quinta posição obtida com a Honda. Takaaki Nakagami fechou a prova em sexto com a Honda da LCR, logo à frente de Johann Zarco, que correu com uma Yamaha da Tech3. Bradley Smith, da KTM, Stefan Bradl, da LCR Honda, e Hafizh Syahrin, da Tech3 Yamaha, fecharam o top-10.
A prova foi marcada por uma série de quedas, especialmente na primeira parte da corrida, que teve chuva muito forte na maior parte do tempo. Jack Miller, na quinta volta, Michele Pirro, Danilo Petrucci, Tom Luthi, Pol Espargaró e Marc Márquez – este último sofreu um novo deslocamento de ombro – caíram na sétima volta. Andrea Iannone, Franco Morbidelli e Maverick Viñales também foram ao chão. Assim, a direção de prova acionou bandeira vermelha na 15ª volta, e esperou a chuva diminuir para retomar a prova.
O campeonato termina com o título de Marc Márquez, com 321 pontos, enquanto Andrea Dovizioso ficou com o vice-campeonato, com 245 pontos. Valentino Rossi ficou com a terceira posição, com 198, apenas cinco a mais que Maverick Viñales, quarto com 193. Álex Rins completou o grupo dos cinco melhores do Mundial ao somar 169 pontos.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário