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Abiteboul sugere “redução agressiva” de calendário da F1

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  • Publicado: 16/07/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:48
  • Por: Leonardo Marson

Cyril Abiteboul, chefe da Renault, acredita que a Fórmula 1 deveria diminuir o número de Grandes Prêmios por temporada, visando “aumentar o valor” das corridas da principal categoria do automobilismo mundial. Neste ano, o campeonato terá 21 corridas, e há o desejo do Liberty Media, dono da Fórmula 1, em fazer até 23 provas por ano, mas o dirigente da equipe francesa fala em reduzir este número para 15 corridas.

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“Nós precisamos poder engajar com os fãs, mas isso precisa permanecer como algo especial. Já estamos muito acima do que deveria ser um número para algo especial. Necessitamos transmitir uma mensagem de orgulho, motivação, energia. Com o calendário que temos agora, o entusiasmo não é o mesmo que era quando viajávamos apenas 15 vezes por ano”, disse Abiteboul, em entrevista à revista inglesa Autosport.

“Se não tivermos essa energia, será muito difícil transmitir isso externamente. Está se tornando quase que uma rotina. Ele não deveria se tornar um trabalho do dia a dia. Nós passamos um pouco deste equilíbrio, então precisamos ser extremamente cuidadosos. Eu aprecio os motivos por que, comercialmente, precisemos expandir o calendário, mas, da minha parte, eu seria a favor de uma contração maciça do esporte”, seguiu.

“Se formos muito agressivos e estabelecermos 15 corridas, teríamos de dizer às 21 corridas que temos atualmente: ‘Olhem, rapazes, seis de vocês serão descartadas. Podem competir. Você reverteria completamente o padrão do mercado. Seria muito interessante ver a reação”, explicou o dirigente da Renault, admitindo que a proposta pode não funcionar.

“Entendo que seria uma aposta, que não é algo que está dentro dos atuais planos da Fórmula 1, que atrai mais dinheiro a todo ano, mais pessoas, mais pistas, maior premiação, mais tudo. Mas, em algum momento, haverá um período de crise e talvez tenhamos de ver se podemos mudar esse equilíbrio”, completou Abiteboul.

Foto: Renault

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