Card image
Competições
Saiba quem são os brasileiros que miram a Indy 500 no futuro

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/05/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:45
  • Por: Leonardo Marson
Franzoni (à frente) participa de treino da Indy Lights no Indianapolis Motor Speedway. (Foto: IndyCar)

Quando a largada das 500 Milhas de Indianápolis for dada no próximo domingo (27), Helio Castroneves, Tony Kanaan e Matheus Leist tentarão vencer aquela que é considerada a mais importante prova do automobilismo americano, e uma das integrantes da tríplice coroa do esporte a motor, junto do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e das 24 Horas de Le Mans. Mas outros cinco brasileiros disputarão provas nesta semana em Indianápolis buscando alcançar o campeonato da Indy – e a Indy 500 – num futuro próximo.

A IndyCar possui um programa para pilotos que buscam alcançá-la através de suas categorias de base. Trata-se do Road to Indy, que integra os campeonatos da USF2000, da Pro Mazda e da Indy Lights, que, juntas, contam com a participação de Igor Fraga, Bruna Tomaselli, Lucas Kohl, Carlos Cunha e Victor Franzoni.

Destes, o mais próximo de alcançar a Indy atualmente é Franzoni, que disputa a Indy Lights pela Juncos Racing. Radicado nos Estados Unidos desde 2012, o brasileiro passou pela USF2000 e é o atual campeão da Pro Mazda, o que lhe rendeu como prêmio a disputa da temporada da Indy Lights. O piloto aparece na quarta posição do campeonato, com 119 pontos, e tem como melhor resultado no ano um segundo lugar no Alabama.

Franzoni também é o único dos cinco brasileiros nas categorias de base da Indy que correrá no circuito de 2,5 milha do Indianápolis Motor Speedway nesta semana. A Indy Lights realiza na próxima sexta-feira (25) a Freedom 100, prova de cem milhas que acontece no Brickyard antes das 500 Milhas de Indianápolis, e que tem como atual vencedor Matheus Leist, hoje companheiro de Tony Kanaan na Foyt.

O Brasil é representado na Pro Mazda por Carlos Cunha, piloto da Juncos Racing que está em seu segundo ano na categoria, e aparece na terceira colocação da tabela de pontos, 30 tentos atrás do líder Parker Thompson. O paulista passou pela então Fórmula 3 Brasil antes de migrar para a categoria americana, em 2017, e tem no segundo lugar obtido na segunda prova no misto de Indianápolis seu melhor resultado no ano. Cunha competirá no Lucas Oil Raceway, pista de 1.097 metros, localizada em Indianápolis.

O maior número de representantes brasileiros no Road to Indy vem da USF2000, categoria de entrada do programa que busca levar pilotos à IndyCar. O mais experiente dos três competidores é Lucas Kohl, gaúcho que veio da antiga Fórmula Júnior e está em seu terceiro ano na categoria. Defendendo a Pabst, Kohl aparece na oitava posição do campeonato, e tem um terceiro lugar em São Petersburgo como melhor resultado.

Outro brasileiro no grid da USF2000 é Igor Fraga, piloto campeão da divisão Academy da Fórmula 3 Brasil em 2017, e que faturou neste ano o vice-campeonato da F4 Mexicana. Em sua temporada de estreia na categoria americana, o piloto aparece em quarto na tabela de pontos, somando 55 tentos. Fraga também é conhecido por disputar a final mundial do campeonato virtual de Fórmula 1.

Bruna Tomaselli é a única mulher entre os representantes do Brasil nas categorias de base do automobilismo mundial. A catarinense, que passou pela Fórmula Júnior gaúcha e pelo Campeonato Sul-Americano de Fórmula 4 (atual Fórmula Academy), está em seu segundo ano na USF2000, e obteve um sétimo lugar em São Petersburgo como seu melhor resultado.

Assim como na Indy Lights, as provas da Pro Mazda e da USF2000 acontecem na sexta-feira.

Foto: IndyCar

Deixe seu Comentário

Comentários