Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima venceram neste sábado (5) as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova que abriu a supertemporada do Mundial de Endurance. O trio, que correu com um protótipo Toyota Hybrid TS050, liderou a prova em sua totalidade, garantindo o triunfo. Para o piloto da McLaren na Fórmula 1, o resultado significou ainda a primeira vitória em corridas de longa duração.
Na parte final, quando o espanhol conduzia o carro número 8, que apresentava problemas de câmbio, uma ordem de equipe permitiu a Alonso triunfar, quando era atacado por Mike Conway, seu companheiro na Toyota, correndo ao lado de Kamui Kobayashi e José María López. O trio da equipe do número 7 terminou em segundo, seguido por André Lotterer, Neel Jani e Bruno Senna completaram o pódio com o Oreca da Rebellion, ao chegarem duas voltas atrás dos Toyotas.
A Rebellion ainda viu Thomas Laurent, Gustavo Menezes e Mathias Beche terminar a maratona de seis horas com a quarta colocação, ficando logo à frente de Tom Dillmann, Oliver Webb e Dominik Kraihamer, que conduziram um protótipo preparado pela ByKolles. O grupo dos seis melhores ainda contou com o carro da SMP Racing pilotado por Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov, dupla que terá a partir das 24 Horas de Le Mans a companhia de Jenson Button.
Pela classe LMP2, a vitória ficou com o Oreca da G-Drive conduzido por Jean-Eric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzotola. O trio terminou 21s à frente do Oreca da Jackie Chan DC, que contou com pilotagem de Ho-Pin Tung, Stéphane Richelmi e Gabriel Aubry, que terminaram com a segunda posição. André Negrão, Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet completaram o pódio com o Alpine A470 da equipe Signatech.
A Ford venceu na classe LMGTE-Pro com Oliver Pla e Stefan Mucke. A dupla do GT preparado pela Chip Ganassi tomou a ponta após um acidente forte com Harry Tincknell, companheiro de equipe e parceiro de Tony Kanaan ainda no início da prova. Michael Christensen e Kevin Estre terminaram em segundo com um Porsche, e foram seguidos pela Ferrari da AF Corse de Sam Bird e Davide Rigon, que travou ótimo duelo com o Porsche de Richard Lietz, companheiro de Gianmaria Bruni, no final da prova.
Pela LMGTE-Am, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana saíram com a vitória com um Aston Martin, não sem antes o português ter que se defender de Euan Hankey, piloto do Aston Martin da TF Sport. Matthew Griffin completou o pódio da classe com um Porsche da Team Project 1.
Os pilotos do FIA WEC focam agora na disputa das 24 Horas de Le Mans, corrida que acontece entre os dias 16 e 17 de junho.
Foto: Toyota
Deixe seu Comentário