Lewis Hamilton venceu um agitadíssimo Grande Prêmio do Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2018 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes assumiu a liderança da prova realizada no circuito montado nas ruas de Baku, capital azeri, quando restavam três voltas para o final da corrida, após uma relargada desastrada de Sebastian Vettel e um estouro de pneu do então líder Valtteri Bottas, que passou por cima de um detrito.
A prova foi comandada por Vettel até a 31ª das 51 voltas programadas da corrida, quando o alemão da Ferrari foi aos boxes. Bottas assumiu a liderança e contou com a entrada do Safety Car na 40ª volta, ocorrida no momento em que Daniel Ricciardo acertou a traseira do carro de Max Verstappen, seu companheiro de Red Bull. Os dois passaram a corrida inteira trocando ultrapassagens.
Após a relargada, Vettel foi para o tudo ou nada, superou Bottas, mas perdeu o ponto de frenagem e despencou para o quarto lugar, perdendo mais uma posição ao ser superado por Sergio Pérez, da Force India. O finlandês da Mercedes, por sua vez, passou por cima de um detrito, e teve um pneu estourado. Alheio a tudo isso, Hamilton assumiu a liderança da prova e seguiu para vencer pela primeira vez desde o GP dos Estados Unidos de 2017.
A segunda posição ficou com Kimi Räikkönen, que se envolveu em um acidente com Esteban Ocon ainda na primeira volta, em lance que provocou a entrada do Safety Car, e foi aos boxes buscando permanecer com pneus macios por toda a corrida. O finlandês, porém, trocou os pneus no momento da segunda neutralização, e contou com os infortúnios dos rivais para avançar. Sergio Pérez faturou o terceiro lugar, após segurar os ataques de Vettel no final, impondo o quarto lugar ao alemão da Ferrari.
Carlos Sainz fechou a corrida na quinta posição com a Renault, depois de protagonizar ultrapassagens sobre a dupla da Red Bull na parte inicial da corrida. Charles Leclerc conseguiu seus primeiros pontos na Fórmula 1 ao ser o sexto colocado com a Sauber, e chegou à frente de Fernando Alonso, sétimo com a McLaren em uma corrida apagada na maior parte do tempo.
Lance Stroll garantiu os primeiros pontos da Williams na temporada ao terminar em oitavo, e foi seguido por Stoffel Vandoorne, outro piloto da McLaren que teve uma prova apagada, mas que se aproveitou dos diversos incidentes da prova. O grupo dos dez melhores ainda contou com Brendon Hartley, piloto da Toro Rosso que conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1.
A prova ainda contou com um terceiro acidente, este ocorrido em regime de bandeira amarela em todo o circuito. Romain Grosjean aquecia os pneus de sua Haas quando acertou o muro sozinho, atrasando a terceira relargada. Um dia antes, na classificação, o francês se lamentou por danificar a caixa de câmbio de seu carro após passar reto em uma das curvas.
Após a realização do Grande Prêmio do Azerbaijão, a liderança da Fórmula 1 passou para as mãos de Lewis Hamilton, que agora tem 70 pontos, quatro a mais em relação a Sebastian Vettel, que cai para o segundo lugar com 66 pontos. Kimi Räikkönen avançou ao terceiro lugar, agora com 48 pontos, e é seguido por Valtteri Bottas, quarto com 40. Daniel Ricciardo fecha o top-5 com 37.
A Fórmula 1 terá prosseguimento daqui há duas semanas, quando acontece o Grande Prêmio da Espanha, marcado para o circuito de Montmeló.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário