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KWID: Renault cria novo segmento SUV, o compacto

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  • Publicado: 07/08/2017
  • Atualizado: 07/08/2017 às 11:31
  • Por: Leonardo Marson
Kwid é equipado com motor 1.0 com três cilindros. (Foto: divulgação/Renault)

Chico Lelis, de São Paulo (SP)

Custando a partir de R$ 29.990, o Renault Kwid, um SUV compacto – homologado pelo Inmetro -, chega ao mercado disposto a ganhar muito espaço. Isto, a julgar pela sua pré-venda – iniciada em julho, com R$ 1.000, no cartão de crédito, dividido em até três vezes – e que surpreendeu até mesma a própria fábrica. Seus diretores não revelam números, mas calcula-se que, aqueles que forem comprar o Kwid agora, vão esperar cerca de três meses para ter o seu.

Na motorização, 1.0, com 3 cilindros – em bloco de alumínio – eles voltam a ser iguais, com 70 cv usando etanol e 66 cv com gasolina. No quesito consumo, 14,9 e 10,3 km/l no uso urbano e 15,6 e 10,8 km/l, respectivamente. Os 100 km/h são alcançados em 15,5 com gasolina e 14,7 com etanol.

No porta-malas, capacidade para 290 litros, aumentados para 1.100 com os bancos traseiros rebatidos. O peso, 758 kg e no tanque de combustível, 38 litros.

No quesito revisões, que pesa muito em um modelo popular, nenhuma decepção. São R$ 349 nos 10 mil, 20 mil e 30mil (em cada uma dessas quilometragens), R$ 470, aos 40 mil e voltando aos R$ 349, aos 50 mil e 60 mil quilômetros.

Conceito: bom e barato
O Kwid foi criado com o objetivo de ser um carro de qualidade, mas com preço de popular, segundo Antônio Fleischmann, diretor do projeto para a América Latina. Um veículo urbano, não um off-road, capaz de vencer os buracos das cidades, suas valetas, lombadas, graças à sua capacidade de superar obstáculos, na entrada 24° e na saída 40°, com uma altura do solo de 180 mm, o maior entre os compactos.

Para lançar o Kwid, o Grupo Renault Nissan, presidido pelo brasileiro Carlos Gohsn, deu total independência para denominada Organização 2ASDU, para desenvolver o carro. Então depois de cinco anos de trabalho, com a presença de 1.000 engenheiros do Brasil, Colômbia e Argentina

O projeto alcançou seu objetivo de apresentar um carro com preço acessível e de qualidade. A versão de entrada, Life, vem como as outras duas, Zen e Intense, com quatro air-bags, dois dianteiros e dois laterais, além de dois iso-fix para garantir a segurança das crianças no banco traseiro. Sua direção é mecânica e não tem ar condicionado (nem como opcional), como as demais, que custam, respectivamente R$ 35.390 e R$ 39.990 e oferecem também ar e direção.

Foto: Renault

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