Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
A Porsche é mais uma fabricante que entrará na Fórmula E a partir da temporada de 2019. Para isso, os alemães confirmaram estar de saída da categoria LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance. O anuncio oficial foi feito no início da manhã desta sexta-feira (28), e confirma os rumores que surgiram na imprensa europeia no dia anterior.
De acordo com o comunicado emitido à imprensa, a mudança se deve a “orientação estabelecida para a empresa no programa Estratégia Porsche 2025, que antevê a Porsche desenvolvendo uma combinação de veículos puramente GT e carros esportivos totalmente elétricos”, citando o Mission E, carro de rua movido unicamente à eletricidade.
“Entrar na Fórmula E e conquistar sucesso nessa categoria são consequências lógicas de nosso Mission E. A crescente liberdade para desenvolvimento de tecnologia ‘em casa’ tornam a Fórmula E atraente para nós”, afirma Michael Steiner, membro do Conselho Executivo para Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.
“A Porsche está trabalhando com conceitos de propulsão alternativos e inovadores. Para nós, a Fórmula E é o mais elevado ambiente competitivo para impulsionar o desenvolvimento de veículos de alta performance em áreas como compatibilidade com o meio-ambiente, eficiência e sustentabilidade”, segue Steiner.
Com a produção do carro para entrada na Fórmula E já em produção, a montadora de Weissach revelou ainda que ampliará seu programa nas categorias de Grã-Turismo, incluindo a manutenção do time nas categorias GTLME-Pro e GTLME-Am no Mundial de Endurance e na SportsCar, o Campeonato Americano de Esporte Protótipos.
“A diversidade de fabricantes e a qualidade dos campeonatos tanto do WEC como da IMSA nos levaram a reforçar nosso comprometimento e concentrar nossas energias no uso do 911 RSR. Queremos ser o número um. Para chegar a isso, precisamos investir o que for necessário”, completou o dirigente da Porsche.
A montadora afirma ainda que nada será alterado na equipe da LMP1 do Mundial de Endurance até o encerramento da atual temporada, que acontece no dia 18 de novembro, com a realização das 6 Horas do Bahrein. O time é o atual bicampeão mundial e venceu as últimas três edições das 24 Horas de Le Mans.
“Construir a equipe de Le Mans a partir do zero foi um desafio gigantesco. Ao longo dos anos, nós desenvolvemos uma equipe profissional e incrivelmente bem-sucedida. Ela será nossa base para o futuro. Estou certo de que manteremos nosso alto nível na Fórmula E. A confiança é alta e estamos ansiosos para começar”, disse Fritz Enzinger, vice-presidente da LMP1.
O caminho a ser seguido pela Porsche é bastante semelhante ao que a Mercedes anunciou que tomará também a partir de 2019. A fabricante da estrela de três pontas revelou na última segunda-feira que abandonará o DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, em 2018, também para focar esforços na categoria dos carros elétricos.
Foto: Porsche
Deixe seu Comentário