Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Cinco dias depois da realização do primeiro teste do Shield em um treino livre de Grande Prêmio de Fórmula 1, a FIA escolheu o Halo como dispositivo de proteção de cockpit dos carros para a temporada 2018. A peça foi testada ao longo do ano passado, e é a escolhida pela entidade máxima do esporte a motor mundial.
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O Halo foi muito criticado durante a temporada 2016, e em reunião do Grupo de Estratégia da Fórmula 1, realizada nesta quarta-feira (19), nove das dez equipes do grid reprovaram a adoção deste dispositivo. A Federação Internacional de Automobilismo, porém, pressionou para que uma solução fosse adotada a partir do ano que vem.
Todas as equipes fizeram atividades utilizando o Halo no último ano, enquanto o Shield passou por apenas um teste em pista, realizado por Sebastian Vettel, que criticou a peça, alegando sentir tonturas na única volta que deu com o escudo colocado em sua Ferrari. Desta forma, entende-se que a mais nova das soluções apresentadas para proteção de cockpit ainda precisa ser aperfeiçoada.
A decisão da FIA, porém, não é definitiva. O Conselho Mundial da Fórmula 1 ainda precisa aprovar a utilização do Halo para a próxima temporada.
Foto: Sutton Images
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