Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Lewis Hamilton venceu na manhã deste domingo (16) o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. O inglês, que largou da pole position, não deu chances aos rivais, liderou a corrida de ponta a ponta e conquistou o Grand Chelem ao fazer também a volta mais rápida em Silverstone. De quebra, o piloto da Mercedes alcançou sua quinta vitória em seu país, igualando-se a Jim Clark e Nigel Mansell.
A segunda colocação ficou com Valtteri Bottas, que vinha em terceiro nas voltas finais, e viu Kimi Räikkönen ter um pneu furado. O finlandês da Ferrari ainda terminou em terceiro. Max Verstappen, que também visitou os boxes no final, foi o quarto com a Red Bull, seguido por Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe.
Nico Hülkenberg terminou em sexto com a Renault, chegando logo à frente de Sebastian Vettel, que teve um pneu furado na penúltima volta da prova. Esteban Ocon completou a prova em oitavo, seguido por Sergio Pérez, seu companheiro de Force India. O grupo dos dez melhores ainda contou com Felipe Massa, da Williams.
Com o resultado do GP da Inglaterra, Sebastian Vettel segue na liderança do mundial com 177 pontos, apenas um ponto à frente de Lewis Hamilton, vice-líder com 176. Valtteri Bottas é o terceiro, agora com 154, enquanto Daniel Ricciardo aparece em quarto com 117. Kimi Räikkönen fecha a lista dos cinco primeiros com 98 pontos.
Vettel completou a corrida na quarta colocação, mesmo sofrendo com o grande desgaste dos pneus na parte final da corrida. Max Verstappen terminou em quinto com a Red Bull, seguido por Nico Hülkenberg, da Renault. Daniel Ricciardo, que largou em 19º, terminou em sétimo, logo à frente de Esteban Ocon e Sergio Pérez, pilotos da Force India. Felipe Massa fechou o top-10 com a Williams.
A Fórmula 1 terá prosseguimento daqui dois domingos, com a disputa do Grande Prêmio da Hungria, que será disputado no circuito de Hungaroring.
Confira como foi o GP da Inglaterra
Antes do início da corrida, Jolyon Palmer abandonou a disputa com problemas hidráulicos em sua Renault. O abandono fez com que a direção de prova autorizasse uma segunda volta de apresentação, e quando a largada aconteceu, Lewis Hamilton manteve a primeira colocação, seguido por Kimi Räikkönen. Max Verstappen tomou o terceiro lugar de Sebastian Vettel, enquanto Esteban Ocon pulou para o quinto lugar.
Outro que largou muito bem foi Felipe Massa, que pulou da 14ª para a 11ª posição. O brasileiro ainda avançou mais um posto ao superar Grosjean. Ainda na primeira volta, Daniil Kvyat acertou o carro de Carlos Sainz, que abandonou a prova. O incidente fez com que a direção de prova mandasse à pista o Safety Car. Na quarta volta, Pascal Wehrlein foi aos boxes.
A relargada foi autorizada na quinta volta, e Daniel Ricciardo, que largou em 19º e tinha avançado sete posições, escapou da pista e despencou para o 18º posto. Valtteri Bottas passou por Ocon para assumir a sexta posição na volta número seis. No pelotão de trás, Marcus Ericsson foi superado por Pascal Wehrlein, e reclamou da atitude do alemão para a Sauber.
Bottas pulou para o quinto lugar ao passar por Nico Hülkenberg na oitava volta, e rapidamente passou a descontar a diferença para Vettel, que tentava se aproximar de Verstappen. Kvyat foi punido com um drive-through após voltar à pista de forma insegura. Ricciardo, vindo em recuperação mais uma vez, passou por Fernando Alonso e assumiu a 13ª posição na volta 12.
Com 13 voltas, Hamilton abriu 3s8 em relação a Räikkönen, enquanto Vettel tentou a ultrapassagem sobre Verstappen no giro seguinte, mas viu o holandês conseguir manter a terceira posição. Com a disputa entre os dois, Bottas se aproximou da disputa pelo terceiro lugar. Mais atrás, Ricciardo superou Lance Stroll e Grosjean para assumir o 11º lugar.
Vettel voltou a se aproximar de Verstappen na 18ª volta, enquanto tinha Bottas cada vez mais próximo. Assim, o alemão da Ferrari foi aos boxes na volta 19, e colocou os pneus macios, retornando à pista na sexta posição. Verstappen fez sua parada no giro seguinte, colocando pneus macios, e viu o ferrarista superá-lo. Ocon trocou pneus na volta 21.
Vettel avançou ao quarto lugar ao superar Hülkenberg. Ainda sem parar nos boxes, Hamitlon abriu dez segundos sobre Räikkönen. Bottas, por sua vez, fez a melhor volta da corrida na volta 23, uma vez que o finlandês tentava manter uma vantagem para ficar à frente de Vettel. Kimi entrou nos boxes na volta 25, colocando os pneus macios.
Ricciardo seguiu avançando, e ganhou a sexta posição de Vandoorne na volta 25. Hamilton fez sua troca de pneus no 26º giro, colocando também os pneus macios, retornando à frente de Bottas, ainda na liderança. Outro que visitou os boxes foi Felipe Massa, e o brasileiro viu a Williams colocar os supermacios em seu carro.
Com 30 voltas completadas, Bottas seguia sem fazer sua parada nos boxes, e andando mais rápido que Räikkönen. Apesar disso, a briga do piloto da Mercedes era para abrir margem em relação a Verstappen, então quinto colocado. O finlandês entrou nos boxes apenas na volta 33, e colocou os pneus de banda vermelha, retornando na quarta posição.
Daniel Ricciardo fez sua parada na volta 33, quando ocupava a sexta posição. Fernando Alonso passou a reclamar de problemas de potência em sua unidade de força, e abandonou a prova. Após três voltas, o australiano da Red Bull passou por Ocon e Kevin Magnussen – que seguia sem visitar os boxes – para assumir a sétima posição.
Magnussen foi aos boxes na volta 39, colocando pneus supermacios em sua Haas. Na frente, Hamilton ampliou sua vantagem sobre Räikkönen para 12s7, enquanto Bottas seguia diminuindo a diferença em relação a Vettel. O finlandês partiu para o ataque na volta 43, mas viu o alemão fechar a porta. No giro seguinte, a ultrapassagem aconteceu, e Bottas pulou para o terceiro lugar.
Marcus Ericsson acabou tocando o carro de Romain Grosjean quando o francês tentou superá-lo. Ricciardo se aproximou de Hülkenberg para tentar a sexta colocação, enquanto Bottas descontava a diferença para Räikkönen. Hamilton cravou a melhor volta da corrida na volta 48. Na volta 49, Kimi o pneu dianteiro esquerdo ter problemas, e foi aos boxes. Verstappen também foi aos boxes.
Vettel foi outro que teve um pneu furado na penúltima volta, e passou a ser escalado pelos rivais, visitando os boxes. Ricciardo passou por Hülkenberg para assumir a sexta posição, pulando para quinto com o problema do alemão da Ferrari. Alheio a tudo isso, Hamilton seguiu para vencer.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário