Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Sam Bird venceu na tarde deste sábado (15) a primeira corrida do ePrix de Nova York, penúltima etapa da temporada 2016/2017 da Fórmula E. Largando da quarta colocação, o inglês da DS Virgin assumiu a liderança da prova na nona das 43 voltas pelo circuito montado nas ruas da cidade americana, e conteve os ataques de Jean-Eric Vergne no final para triunfar.
A segunda colocação ficou justamente com Vergne, piloto da Techeetah que também escalou o pelotão ao longo da corrida. O pódio foi completado por Stéphane Sarrazin, piloto da Venturi que se aproveitou de um erro de Daniel Abt na última volta para faturar seu primeiro pódio na temporada da categoria dos carros elétricos.
Lucas di Grassi, piloto da Audi Sport, ganhou seis posições ao longo da corrida para terminar a prova com a quarta colocação, sendo seguido por Loïc Duval, da Faraday Future Dragon. Oliver Turvey completou a prova na sexta posição com o carro da NextEV, enquanto Pierre Gasly, que estreou na Fórmula E nos Estados Unidos, foi o sétimo.
Nicolas Prost, companheiro de Gasly na Renault e.Dams, completou a prova na oitava posição, logo à frente de Robin Frijns, piloto da Andretti. A zona de pontuação foi completada por Adam Carroll, com o carro da Jaguar. Nelsinho Piquet teve problemas de rendimento com o primeiro carro e terminou a prova apenas na 11ª posição com o carro da NextEV.
A Fórmula E prossegue já neste domingo (16), com a segunda bateria do ePrix de Nova York. A corrida acontece às 14h, pelo horário de Brasília.
Confira como foi a corrida
Daniel Abt pulou na liderança na largada, ao superar Alex Lynn no primeiro cotovelo do circuito nova-iorquino. Sam Bird subiu para terceiro, enquanto Jean-Eric Vergne manteve o quarto lugar, seguido por Nick Heidfeld, que passou por Jérôme D’Ambrosio. Nelsinho Piquet caiu para nono, seguido por Lucas di Grassi.
Nicolas Prost teve problemas com o carro e despencou para a 19ª colocação, à frente apenas de Mitch Evans, que vinha lento com sua Jaguar. Os cinco primeiros colocados rapidamente se descolaram de D’Ambrosio, que passou a segurar o restante do pelotão. Na quarta volta, o belga da Faraday Future Dragon acabou superado por Oliver Turvey e Stéphane Sarrazin.
Piquet ganhou a oitava posição de D’Ambrosio na quinta volta da prova, enquanto Di Grassi passou a ser atacado por Felix Rosenqvist, mas também passou pelo belga, que subiu em cima do carro de Nelsinho antes de ser ultrapassado. Na frente, Abt abriu uma pequena vantagem sobre Lynn, que segurava a pressão de Bird.
Na oitava volta, D’Ambrosio virou a melhor volta da corrida, mesmo com o carro danificado pelo incidente com Piquet. Na sequência, o belga foi aos boxes. Uma volta depois, Bird passou por Lynn para assumir a segunda posição, enquanto Heidfeld superou Vergne, tomando o quarto posto das mãos do piloto da Techeetah.
Sem perder tempo, Bird passou a atacar Abt pela liderança da prova, trazendo consigo Lynn e Heidfeld. Na 13ª volta, Nelsinho Piquet despencou da oitava para a 13ª posição, enquanto Di Grassi subiu para oitavo, imediatamente atrás de Oliver Turvey, que fora ultrapassado por Sarrazin momentos antes.
Bird seguiu pressionando Abt, colocando o carro de lado em diversas curvas, sem conseguir a ultrapassagem. Na volta 16, o piloto da DS Virgin conseguiu passar pelo alemão da Audi Sport, assumindo a primeira colocação. Heidfeld foi outro que subiu na classificação ao passar por Lynn, ganhando o terceiro lugar. Turvey perdeu desempenho e posições, e Di Grassi assumiu o sétimo posto.
Lynn seguiu sendo escalado, e foi ultrapassado por Vergne, caindo para o quinto lugar. Mais atrás, Adam Carroll e Antonio Felix da Costa se tocaram, deixando detritos na pista. Na volta 19, o francês da Techeetah passou por Heidfeld para assumir a terceira posição, enquanto Bird abriu vantagem sobre Abt.
Sarrazin entrou no grupo dos cinco primeiros na volta 20, depois de passar por Lynn, que passou a ser pressionado por Di Grassi, que passou pelo inglês alguns giros depois. Na frente, Vergne avançou para o segundo lugar na volta 20, ao superar Abt. A janela de paradas nos boxes foi aberta no 21º giro com Lynn, piloto com maior desgaste de bateria na primeira metade da prova.
Sam Bird veio para os boxes na volta 22, em atitude seguida por Vergne e Sarrazin. Abt, Heidfeld e Di Grassi entraram nos boxes na 23ª passagem. Após a parada de todos os pilotos, a classificação apontava a liderança de Bird, seguido por Vergne, Abt, Sarrazin e Lynn. Di Grassi voltou à pista em sétimo, atrás de Rosenqvist.
Lynn teve problemas em seu carro e abandonou a prova na volta 26. Di Grassi, por sua vez, passou a pressionar Rosenqvist pelo quinto lugar. Na frente, Bird viu Vergne se aproximar, enquanto Abt já aparecia mais de seis segundos atrás dos dois líderes. No pelotão de trás, Tom Dillmann passou por Pierre Gasly para subir ao décimo lugar.
Di Grassi induziu Rosenqvist ao erro e conseguiu a ultrapassagem para assumir o quinto lugar. O sueco rodou e bateu na barreira de proteção, danificando a asa traseira, sendo forçado a visitar os boxes. Na volta 37, Nick Heidfeld acertou o muro e danificou a suspensão traseira direita, abandonando a corrida. A direção de prova acionou o Safety Car no giro 38.
A relargada veio restando duas voltas para o final da corrida, E Bird conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Vergne, enquanto Sarrazin foi para o ataque sobre Abt em disputa pela terceira posição. O alemão da Audi cometeu um erro na última volta e despencou para 14º lugar, não sem antes quase bater no carro de Di Grassi.
Bird seguiu para vencer a prova, seguido por Vergne e Sarrazin.
Foto: reprodução/Twitter
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