Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
A Fórmula 1 chega a metade da temporada 2017 neste final de semana, quando será realizado o Grande Prêmio da Inglaterra, marcado para o circuito de Silverstone. Para a corrida do próximo domingo (16), a Pirelli selecionou os pneus médios, macios e supermacios, sendo que os compostos de banda vermelha serão usados pela primeira vez na Grã-Bretanha.
A opção feita pela fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1 se dá por conta da grande quantidade de curvas de alta velocidade no circuito inglês, que também conta com um asfalto bastante abrasivo. Como a escolha dos pneus deste ano é mais macia em relação às temporadas anteriores, a Pirelli acredita que a prova contará com pelo menos duas paradas nos boxes.
“A decisão de trazer pneus mais macios para Silverstone do que originalmente planejamos foi tomada pela Pirelli, mas com a aprovação total dos pilotos, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), equipes e promotores, que apreciaram o que estamos tentando fazer com essa indicação mais agressiva”, disse Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli.
“Isso deve abrir possibilidades extras para diferentes estratégias e forçar as equipes para táticas de mais de um pit stop, embora, obviamente, teremos uma ideia melhor do desgaste exato e das taxas de degradação quando chegarmos lá, especialmente com o supermacio, que faz sua estreia em Silverstone”, seguiu o dirigente.
“Como esta é uma das pistas mais exigentes para os pneus de toda a temporada, será interessante ver como um dos compostos mais macios da gama de 2017 funciona lá. Muito dependerá do clima. No passado, vimos uma ampla variedade de condições e temperaturas”, completou Isola.
Os treinos para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 serão iniciados na sexta-feira (14), a partir das 5h, pelo horário de Brasília. A corrida acontece no domingo, a partir das 9h.
Foto: Zak Mauger
Deixe seu Comentário