Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Valtteri Bottas venceu na manhã deste domingo (9) o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes largou da pole position no Red Bull Ring, em Spielberg, e manteve a primeira colocação ao longo de toda a prova, garantindo o segundo triunfo no ano – e na carreira.
A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel, piloto da Ferrari que conseguiu se aproximar de Bottas nas voltas finais, mas sem conseguir tentar um ataque. O pódio foi completado por Daniel Ricciardo, piloto da Red Bull. Após realizar uma corrida de recuperação, Lewis Hamilton terminou a prova na quarta colocação, enquanto Kimi Räikkönen fechou a lista dos cinco primeiros.
Romain Grosjean levou a Haas ao sexto lugar ao final das 71 voltas da prova, e foi seguido por Sergio Pérez, piloto da Force India. Esteban Ocon, companheiro do piloto mexicano, terminou a prova na oitava posição, após conter a aproximação de Felipe Massa, que largou em 17º e terminou em nono. A zona de pontos ainda foi completada por Lance Stroll, com a outra Williams.
Com o resultado do GP da Áustria, Sebastian Vettel ampliou sua vantagem na liderança da Fórmula 1, ao alcançar 171 pontos, vinte a mais que Lewis Hamilton, segundo com 151. Valtteri Bottas segue na terceira posição, agora com 136, e é seguido por Daniel Ricciardo, quarto com 102. Kimi Räikkönen é o quinto, com 83.
A Fórmula 1 segue no próximo domingo (16), com a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, que será realizado em Silverstone.
Confira como foi o GP da Áustria
A prova foi iniciada com Valtteri Bottas mantendo a primeira posição, seguido por Sebastian Vettel. Daniel Ricciardo pulou para a terceira colocação, enquanto Romain Grosjean apareceu em quarto. Felipe Massa avançou ao nono lugar, e viu Daniil Kvyat acertar Max Verstappen, então quinto colocado e Fernando Alonso, provocando o abandono dos dois.
Kimi Räikkönen, beneficiado pelos incidentes na largada, avançou ao quinto lugar, e ganhou uma posição ao superar Grosjean. Hamilton começou a avançar, e ganhou a sexta posição ao ultrapassar Sergio Pérez na sexta volta. Dois giros depois, foi a vez de o tricampeão do mundo superar o francês da Haas, assumindo a quinta posição.
A direção de prova passou a investigar Kvyat pela largada, e o puniu com um drive through, que foi pago na 11ª passagem. Com 12 voltas, Bottas abriu cinco segundos de frente para Vettel, enquanto Hamilton passou a se aproximar de Räikkönen pela quarta posição. No giro 14, o inglês aparecia menos de três segundos atrás do finlandês, mesmo reclamando que o carro saía de traseira.
Bottas manteve um ritmo forte e continuou abrindo em relação a Vettel, enquanto Kevin Magnussen passou a atacar Stroll pelo décimo lugar. Hamilton se aproximou de Räikkönen, mas não conseguia atacar o piloto da Ferrari. A direção de prova investigou o finlandês da Mercedes por queima de largada, mas concluiu que isso não aconteceu.
Magnussen foi aos boxes na volta 31, após sua Haas começar a soltar fumaça e perder potência. Pouco depois, o dinamarquês abandonou a corrida. Hamilton fez sua parada na volta 32 e colocou os pneus ultramacios. Ricciardo fez sua troca de pneus dois giros depois, enquanto Vettel parou na 35ª passagem, colocando os supermacios.
Em quinto após a parada nos boxes, Hamilton passou a descontar a diferença para Räikkönen, mas passou a sofrer com o desgaste dos pneus de banda roxa. Na volta 39, Stoffel Vandoorne passou a ser investigado pela direção de prova por ignorar bandeiras azuis. No complemento da volta 41, Bottas foi aos boxes e colocou pneus supermacios.
Räikkönen assumiu a liderança momentânea da corrida, mas acabou superado por Bottas na volta 44, e foi aos boxes no complemento deste giro. Na passagem seguinte, Vandoorne foi penalizado por ignorar as bandeiras azuis, e teve que, alguns giros depois, passar pelos boxes. Carlos Sainz abandonou a prova na sequência, com problemas em sua Toro Rosso.
Depois de largar com os pneus macios, Felipe Massa foi aos boxes na volta 49. Hamilton, por sua vez, seguiu reclamando dos pneus traseiros, e a Mercedes passou a estudar uma nova estratégia para o inglês. Apesar disso, Hamilton passou a descontar a diferença para Ricciardo, enquanto a Ferrari avisou Vettel de uma possibilidade de chuva nas voltas finais da corrida.
Com pneus mais novos, Massa passou a se aproximar de Ocon, em disputa pela oitava posição, mas logo o francês conseguiu controlar a aproximação do brasileiro. Hamilton, por sua vez, seguiu tentando se aproximar de Ricciardo, enquanto Vettel cortou a diferença em relação a Bottas para 1s9 na volta 66 das 71 programadas.
Com os pneus extremamente desgastados, Bottas viu Vettel se aproximar nas voltas finais, enquanto Ricciardo passou a ser atacado por Hamilton. Ambos conseguiram, porém, segurar suas posições. Melhor para o finlandês da Mercedes, que comemorou sua segunda vitória no ano.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário