Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Sebastian Vettel foi o piloto mais rápido do último treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada da Fórmula 1. Usando os pneus ultramacios em sua melhor volta na atividade realizada na manhã deste sábado (8), o líder do campeonato percorreu os 4.318 metros do Red Bull Ring em 1min05s092, com sua Ferrari.
A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes, que foi três décimos mais lento em relação a Vettel. O inglês, porém, sofreu com a quebra do disco de freio da roda dianteira direita na parte final da sessão. Valtteri Bottas, com o outro carro da equipe da estrela de três pontas, apareceu em terceiro, seguido por Kimi Räikkönen, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull.
Daniel Ricciardo, companheiro de Verstappen terminou em sexto, e foi seguido por Kevin Magnussen, que surpreendeu ao colocar a Haas na sétima colocação ao final da atividade. Romain Grosjean, companheiro de equipe de Magnussen, apareceu em oitavo, logo à frente da dupla da Toro Rosso, que viu Daniil Kvyat superar Carlos Sainz, que teve problemas no início da atividade.
A decepção da atividade ficou por conta da Williams, que levou uma atualização à Áustria, e passou longe de ter um bom desempenho. Lance Stroll acabou com a 16ª colocação, um posto à frente de Felipe Massa. Outro que não teve um bom desempenho foi Sergio Pérez, que foi apenas o 18º com a Force India.
A partir das 9h, pelo horário de Brasília, acontece a definição do grid de largada para o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. A corrida será disputada no domingo (9), também às 9h.
Confira como foi o treino
A última atividade livre para o GP da Áustria foi aberta às 6h com alguns pilotos partindo à pista, como Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen. Com menos de três minutos de atividade, porém, a Toro Rosso de Carlos Sainz apresentou problemas, parando no circuito e provocando uma bandeira amarela localizada que durou por cinco minutos.
Após a retirada do carro de Sainz, os pilotos voltaram a sair à pista, e o primeiro a registrar volta rápida foi Jolyon Palmer, que logo foi superado pela dupla da Red Bull, primeiro por Daniel Ricciardo, e depois por Max Verstappen, que registrou 1min06s387 com os pneus ultramacios. O holandês logo melhorou sua marca para 1min06s015.
Fernando Alonso, que viu a McLaren trocar o motor atualizado pela Honda por falta de confiabilidade, avançou para o sexto lugar. Pouco depois, Palmer subiu para o terceiro posto, enquanto Felipe Massa, que andou com os pneus ultramacios pela primeira vez no final de semana, fez o nono tempo em sua primeira saída nos boxes.
A Mercedes mandou seus dois pilotos à pista, e viu Valtteri Bottas marcar o quarto tempo em sua primeira tentativa de volta rápida, enquanto Lewis Hamilton acabou perdendo tempo atrás de Kevin Magnussen, além de sofrer com a vibração em uma das rodas. Sebastian Vettel colocou a Ferrari na segunda colocação.
Restando 36 minutos para o final da atividade, Hamilton tomou a primeira colocação de Verstappen, mas logo foi superado por Bottas e Vettel, que marcou 1min05s384, recorde do Red Bull Ring. Räikkönen também saiu para tentar uma volta rápida, mas acabou ficando atrás de Magnussen, e recolheu para os boxes apenas com o quinto tempo.
Na abertura da segunda metade da sessão, Ricciardo começou a dar voltas mais lentas, simulando corrida. Carlos Sainz, por sua vez, viu a Toro Rosso reparar seu carro, e saiu à pista, marcando o 16º tempo em sua primeira volta rápida no dia. O espanhol avançou depois ao décimo posto, e ao sétimo na sequência.
Bottas pulou para o segundo lugar com 40 minutos de treino, ficando atrás apenas de Vettel, que acabou superado por Hamilton dois minutos depois, quando o inglês da Mercedes marcou 1min05s361, mesmo após cometer um erro em sua volta. O alemão da Ferrari tentou retomar a ponta da classificação, mas acabou atrapalhado pelo tráfego.
Vettel voltou a pontear a folha de tempos ao marcar 1min05s092. Pouco depois, Lewis Hamilton passou reto na curva 3 do circuito austríaco após a quebra do disco de freio da roda dianteira direita, e retornou lentamente aos boxes. Räikkönen pulou para a quarta posição, enquanto Ricciardo avançou ao quinto posto. O australiano, porém, acabou superado por Verstappen.
Foto: Ferrari
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