Card image
Competições
Indy: Dixon derruba pilotos da Penske e vence em Road America

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/06/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:45
  • Por: Leonardo Marson

Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)

Scott Dixon venceu na tarde deste domingo (25) o Grande Prêmio de Road America, décima etapa da temporada 2017 da Verizon IndyCar Series. O neozelandês assumiu a liderança da prova realizada no autódromo localizado na cidade americana de Elkhart Lake na 31ª das 55 voltas de corrida ao ultrapassar Josef Newgarden, e soube controlar a aproximação do americano no final para triunfar.

A segunda posição ficou justamente com Newgarden, que tentou um ataque nas voltas finais, sem sucesso. Helio Castroneves, piloto que largou da pole position, liderou boa parte da prova, mas acabou em terceiro, e precisou se defender de Simon Pagenaud nas voltas finais, relegando o francês ao quarto lugar. Will Power completou em quinto.

Charlie Kimball, companheiro de Dixon, terminou a prova em sexto, seguido por Ed Jones, piloto da Dale Coyne. A oitava posição ficou com Graham Rahal, da Rahal Letterman, que protagonizou uma ultrapassagem perigosa sobre Ryan Hunter-Reay no final da prova. Max Chilton, da Ganassi, e Mikhail Aleshin, da Schmidt Peterson, completaram o top-10.

Tony Kanaan não completou a prova. O brasileiro da Ganassi disputava posição com Alexander Rossi na 45ª das 55 voltas programadas quando acertou a mureta de proteção, abandonando a disputa e provocando a visita do Safety Car pela segunda vez na prova. Antes, no giro 29, Takuma Sato escapou e ficou parado no traçado.

A temporada 2017 da Verizon IndyCar Series segue daqui duas semanas, com a realização da Iowa 300, prova que acontece no oval de 1.200 metros localizado na cidade americana de Newton.

Confira como foi a corrida

A prova começou com Helio Castroneves mantendo a primeira colocação na largada, seguido por Josef Newgarden, que superou Will Power nos metros iniciais da corrida. Scott Dixon e Graham Rahal completavam o grupo dos cinco melhores, uma vez que Simon Pagenaud, que largou com os pneus duros, caiu para o sexto lugar.

Rahal começou a perder rendimento a partir da quarta volta, e foi superado por Pagenaud e por Charlie Kimball, despencando para o sétimo lugar. Dixon tentou por duas vezes ultrapassar Power por fora, mas não teve êxito em nenhuma das manobras. Alexander Rossi abriu a rodada de paradas nos boxes na volta sete, e foi seguido por Tony Kanaan no giro seguinte.

Com dez voltas, Castroneves abriu 3s1 em relação a Newgarden, enquanto as paradas nos boxes seguiam, primeiro com Carlos Muñoz na volta 12, e depois com Spencer Pigot, na 13ª passagem. O brasileiro da Penske fez a troca de pneus e o reabastecimento no 14º giro, mesma atitude tomada por Power. Newgarden, que herdou a liderança, parou na volta seguinte, assim como Dixon e Charlie Kimball.

Newgarden manteve a liderança da prova ao retornar à pista, mas acabou superado por Castroneves ainda na 15ª volta. Rossi e Power trocaram ultrapassagens, e o piloto da Andretti-Herta prevaleceu, assumindo o quarto posto. O australiano da Penske acabou superado por Pagenaud também, caindo para o sexto posto.

Em uma estratégia diferente, Rossi voltou aos boxes na volta 19, enquanto Newgarden se aproximou de Castroneves, e retomou a liderança no giro seguinte. O brasileiro viu ainda Dixon se aproximar, mas manteve a segunda posição até a volta 28, quando visitou os boxes ao lado de Pagenaud e Power. Newgarden e Dixon trocaram pneus e reabasteceram uma volta depois.

A bandeira amarela foi acionada pela primeira vez na volta 29, por conta de uma saída de pista de Takuma Sato, que ficou parado na pista. Os pilotos que vinham em uma estratégia diferente dos líderes foram aos boxes no 30º giro.

A prova recomeçou na volta 31, e Dixon superou Newgarden para assumir a liderança, enquanto James Hinchcliffe sofreu um toque e escapou da pista. Castroneves avançou ao segundo posto ao ultrapassar Newgarden, mas viu o neozelandês da Ganassi passar a abrir vantagem. Algumas voltas depois, Power passou por Max Chilton ganhar a sexta posição.

Castroneves foi aos boxes pela última vez na volta 42, uma antes do que a Penske havia estipulado para o brasileiro. No giro seguinte, Dixon fez sua parada e foi seguido por todos os outros postulantes pela vitória. Mikhail Aleshin, por sua vez, escapou da pista depois de uma disputa com Graham Rahal.

O Safety Car voltou à pista na volta 45, após Tony Kanaan parar no muro quando tentava a ultrapassagem sobre Alexander Rossi. Nenhum dos líderes foram para os boxes, no momento em que Dixon aparecia na liderança, seguido por Newgarden, Castroneves, Pagenaud e Power, todos pilotos da Penske.

A bandeira verde apareceu novamente na volta 49, e Dixon manteve a liderança, ao passo que Castroneves precisou se defender do ataque de Pagenaud para manter o terceiro lugar. Rossi escapou da pista, e quase atingiu o carro de Mikhail Aleshin ao retornar ao traçado.

Newgarden diminuiu a diferença para Dixon e passou a pressionar o neozelandês. Mais atrás, Graham Rahal protagonizou uma bela manobra para pular para o oitavo lugar, ultrapassando Ryan Hunter-Reay. Os dois quase bateram. Na frente Dixon seguiu para vencer a prova.

Foto: IndyCar

Deixe seu Comentário

Comentários