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Ricciardo vence “corrida maluca” no Azerbaijão

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  • Publicado: 25/06/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:53
  • Por: Leonardo Marson

Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)

Publicado em 25 de junho de 2017, atualizado às 17h08

Daniel Ricciardo venceu um caótico Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. O australiano da Red Bull teve problemas no início da corrida, e precisou visitar os boxes ainda na sexta volta, mas a prova no circuito de Baku teve três entradas do Safety Car que o permitiram avançar na classificação, e uma ida aos boxes não programada de Lewis Hamilton e uma punição contra Sebastian Vettel o colocaram na liderança, garantindo a vitória.

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que sofreu um toque de Kimi Räikkönen que furou um de seus pneus na largada, mas conseguiu se recuperar e ultrapassou Lance Stroll nos metros finais da prova, relegando o canadense da Williams ao terceiro lugar, garantindo o primeiro pódio da carreira.

Sebastian Vettel terminou na quarta posição. O alemão atingiu a traseira de Lewis Hamilton antes de uma relargada, após o inglês frear bruscamente. Depois, o alemão atirou seu carro para cima da Mercedes do inglês, e acabou punido com 10 segundos, e se recuperou para terminar em quarto. Hamilton precisou de uma parada não programada para ajustar a proteção de pescoço, e ficou com a quinta posição.

Esteban Ocon, que teve um toque com Sergio Pérez e sofreu um estouro de pneu, terminou com a sexta posição com sua Force India, e foi seguido por Kevin Magnussen, da Haas. Carlos Sainz, que rodou na largada, levou a Toro Rosso ao oitavo lugar, seguido por Fernando Alonso, que fez os primeiros pontos da McLaren no ano. O grupo dos dez melhores contou ainda com Pascal Wehrlein, da Sauber.

Felipe Massa abandonou a prova na 26ª volta, após andar na terceira colocação. Uma falha no amortecedor de sua Williams impediu o brasileiro de seguir na corrida com um ritmo competitivo.

A prova teve a intervenção do Safety Car em três oportunidades. A primeira por conta da demora em se retirar o carro de Daniil Kvyat da pista, e as outras duas por conta de detritos na pista, o que gerou uma bandeira vermelha.

A Fórmula 1 prossegue daqui duas semanas, quando será realizado o Grande Prêmio da Áustria, no Red Bull Ring.

Confira como foi a corrida

A prova começou com Lewis Hamilton mantendo a liderança, apesar de ver Valtteri Bottas atacá-lo. O piloto da Mercedes acabou tocado por Kimi Räikkönen, e teve um pneu furado e a asa dianteira danificada, sendo obrigado a visitar os boxes. Quem se aproveitou foi Sebastian Vettel, que pulou para o segundo lugar, seguido por Sergio Pérez. Felipe Massa pulou para sexto.

Ainda na largada, Daniil Kvyat escapou da pista e, no retorno, viu Carlos Sainz, seu companheiro de Toro Rosso, se assustar com sua volta à pista. O espanhol acabou rodando, e perdeu muitas posições. Na terceira volta, Max Verstappen passou a reclamar de danos em sua Red Bull, por conta de detritos que sobraram na pista na largada.

O incidente entre Bottas e Räikkönen passou a ser investigado pela direção de prova na terceira volta. O piloto da Mercedes aparecia uma volta atrás dos líderes, enquanto o ferrarista aparecia em quinto. Também por conta de detritos nos dutos dos freios, Daniel Ricciardo foi aos boxes na sexta volta, e colocou pneus macios.

Na oitava volta, o australiano da Red Bull ultrapassou Pascal Wehrlein para assumir a 15ª posição, enquanto Jolyon Palmer ficou lento quando se dirigia aos boxes, abandonando a corrida na sequência. Outro que abandonou a prova foi Daniil Kvyat, que estacionou sua Toro Rosso no segundo setor. Pérez passou a ser pressionado por Verstappen na décima volta, mas o holandês teve problemas no motor de sua Red Bull, e abandonou a corrida.

Os comissários não conseguiram retirar o carro de Kvyat na pista, e a direção de prova acionou o Safety Car para a remoção da Toro Rosso. Com isso, praticamente todos os pilotos visitaram os boxes, menos Stroll, que optou por trocar pneus no giro seguinte, e acabou extrapolando a velocidade máxima permitida no pit lane.

Com 15 voltas completadas, Hamilton seguiu na liderança, seguido por Vettel, Pérez, Räikkönen e Massa. Ricciardo, que havia parado nos boxes momentos antes do acionamento da bandeira amarela, avançou ao décimo lugar. Bottas, por sua vez, voltou a mesma volta do líder.

A relargada foi autorizada na volta 17, com Hamilton mantendo a liderança, enquanto Pérez atacou, sem sucesso, Vettel. Massa avançou ao quarto lugar ao superar Esteban Ocon. O Safety Car foi acionado mais uma vez no mesmo giro, por conta de detritos na pista. Pérez reclamou do aquecimento dos pneus, o que foi comum durante a primeira bandeira amarela, já que os pilotos se queixavam de o carro de segurança estar lento demais.

Ainda sob bandeira amarela, Hamilton diminuiu muito a velocidade e Vettel acabou atingindo a traseira de sua Mercedes. A relargada foi autorizada na 20ª volta, e o alemão da Ferrari ficou lento na pista, e passou a ser pressionado por Massa, que assumiu a terceira posição ao passar por Pérez. O mexicano se enroscou com Ocon, que teve um pneu furado. Os dois foram aos boxes

Massa passou a pressionar Vettel, visivelmente com problemas em sua Ferrari, enquanto Räkkönen teve um pneu furado. A direção de prova acionou o Safety Car pela terceira vez, e o finlandês da Ferrari abandonou a corrida. A lista dos dez primeiros apontava Hamilton, Vettel, Massa, Stroll, Ricciardo, Hulkenberg, Magnussen, Alonso, Sainz e Grosjean.

A direção de prova acionou bandeira vermelha, paralisando a corrida na volta 22, e quando os pilotos retornavam aos boxes, Vettel atirou seu carro contra a Mercedes de Hamilton. O primeiro incidente entre os dois passou a ser investigado. Durante a paralisação, Force India e Ferrari consertaram os carros de Pérez e Räikkönen, respectivamente, e ambos retornarão à prova.

Após 23 minutos, a bandeira amarela foi retomada, e os pilotos partiram para a pista. Vettel colocou o carro ao lado de Hamilton antes do recomeço de corrida. O inglês manteve a primeira posição, seguido por Vettel e Ricciardo, que superou os dois carros da Williams. Stroll superou Massa, que caiu para o quinto lugar. O brasileiro reclamou de problemas no carro antes da relargada.

Massa perdeu muito rendimento, e passou a ser escalado. Hülkenberg passou pelo brasileiro, mas viu Kevin Magnussen superá-lo na volta 25, tomando a quinta posição. A Williams informou que um dos amortecedores do carro do vice-campeão de 2008 se quebrou, o que explica a queda brusca de rendimento, que foi aos boxes na volta 26, abandonando a prova.

Hülkenberg acertou o muro e abandonou a corrida na volta 25, o que fez com que Fernando Alonso avançasse ao sexto lugar com a McLaren. Quem apareceu no grupo dos dez melhores foi Valtteri Bottas, que na volta 27 ocupava a nona colocação. Na frente, Hamilton abriu dois segundos de frente para Vettel, mas passou a ver o protetor de pescoço de seu carro começar a se soltar.

Na volta 31, Hamilton visitou os boxes para corrigir o problema no protetor de pescoço de seu carro. Vettel, por sua vez, acabou punido com dez segundos de punição por conta do incidente com o inglês. O alemão foi aos boxes na volta 34, e Daniel Ricciardo assumiu a liderança da corrida, seguido por Stroll e Magnussen.

Hamilton passou por Alonso para ganhar a sétima posição, ficando imediatamente atrás de Vettel. Bottas, por sua vez, seguiu avançando, e assumiu a quarta posição ao superar Magnussen. Ocon, por sua vez, pulou para o terceiro lugar da corrida, enquanto Ricciardo seguiu na liderança, seguido por Stroll.

Bottas assumiu a terceira posição ao passar por Ocon na volta 40. Na passagem seguinte, Pérez abandonou a corrida, enquanto o francês da Force India foi superado por Vettel no 42º giro, e por Hamilton no 43º. O inglês passou a descontar a vantagem do alemão restando seis voltas para o encerramento da corrida.

Räikkönen abandonou a disputa quando restavam quatro voltas para o final. A prova seguiu para o final e Ricciardo conquistou sua primeira vitória na temporada. Um pouco mais atrás, Bottas se aproximou de Stroll, e conseguiu a ultrapassagem nos metros finais da última volta, terminando em segundo, e relegando o canadense ao terceiro lugar. Vettel e Hamilton fecharam o top-5.

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