Card image
Competições
Bottas lidera último treino livre em Baku

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/06/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:53
  • Por: Leonardo Marson

Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)

Vallteri Bottas foi o piloto mais rápido do terceiro e último treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. O finlandês da Mercedes utilizou os pneus supermacios e marcou 1min42s742 na melhor de suas voltas no circuito montado nas ruas de Baku, e já quebrou o tempo da pole position da temporada passada.

A segunda colocação ficou com Kimi Räikkönen, da Ferrari, que acabou superado em 0s095 pelo finlandês da Mercedes. Lewis Hamilton foi o terceiro mais veloz com a outra Mercedes, e foi seguido por Daniel Ricciardo, com a Red Bull. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Esteban Ocon, da Force India.

Max Verstappen, que teve problemas com sua Red Bull durante a atividade, foi o sexto mais rápido, enquanto Felipe Massa levou a Williams ao sétimo lugar. Daniil Kvyat colocou a Toro Rosso na oitava posição, deixando Lance Stroll, companheiro de Massa, em nono. O top-10 foi encerrado por Sergio Pérez, da Force India.

Sebastian Vettel viu a Ferrari trocar o assoalho de seu carro, perdendo tempo de pista. Assim, o alemão, líder do campeonato, terminou apenas com a 12ª melhor marca entre os 20 pilotos que participaram da sessão.

O treinamento ainda foi marcado por um princípio de incêndio na Renault de Jolyon Palmer, nos minutos iniciais do ensaio. O piloto nada sofreu e o fogo foi rapidamente controlado.

A partir das 10h, pelo horário de Brasília, acontece a definição das posições de largada para o Grande Prêmio do Azerbaijão. A corrida será disputada neste domingo (25), também às 10h.

Confira como foi o terceiro treino livre

A atividade começou com os pilotos partindo à pista tão logo a sessão foi autorizada. Jolyon Palmer foi o primeiro a registrar tempo, com 1min53s040, marca bastante alta em comparação aos tempos obtidos na sexta-feira. Pouco depois, porém, a Renault do inglês apresentou problemas e teve um princípio de incêndio.

A sessão seguiu em bandeira verde e teve Daniil Kvyat pulando para a primeira colocação ao marcar 1min47s722 com a Toro Rosso. Sebastian Vettel marcou o terceiro tempo em sua primeira tentativa de volta rápida com a Ferrari, enquanto Max Verstappen assumiu o segundo posto com sua Red Bull, usando os compostos de banda vermelha.

Valtteri Bottas colocou a Mercedes na ponta da folha de tempos com 1min47s262, tempo obtido com os pneus macios. Kvyat retomou a primeira colocação, mas o finlandês voltou a melhorar sua marca, e conseguiu 1min43s720. No fechamento da primeira metade da sessão, Felipe Massa se colocou na segunda posição com a Williams.

A Mercedes mandou Bottas e Lewis Hamilton à pista com os pneus supermacios após 36 minutos de treino, e coube ao inglês, em sua segunda tentativa, tomar a ponta da classificação, sendo superado pelo companheiro de equipe na sequência. Com 11 minutos para o encerramento da atividade, Kvyat escapou da pista, mas não bateu o carro.

Kimi Räikkönen assumiu a liderança do treino livre quando restavam dez minutos para o final, mas o piloto da Ferrari viu Bottas marcar 1min42s742, recuperando o primeiro posto. Segundos depois, Max Verstappen estacionou sua Red Bull na pista com problemas. O treino seguiu com Romain Grosjean dando uma nova escapada.

A atividade ainda contou com uma escapada de Lance Stroll no minuto final, e terminou com Bottas no topo da classificação.

Deixe seu Comentário

Comentários