Por Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Max Verstappen foi o piloto mais veloz do segundo treino livre para o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. Com a Red Bull, o holandês marcou 1min43s362 na mais veloz de suas 36 voltas pelo circuito montado nas ruas do circuito de Baku, usando pneus supermacios em seu carro.
A segunda colocação ficou com Valtteri Bottas, da Mercedes, que acabou a atividade 0s100 atrás do tempo de Verstappen. Daniel Ricciardo, com o outro carro da Red Bull, foi o terceiro, seguido pelos dois carros da Ferrari, que viu Kimi Räikkönen terminar à frente de Sebastian Vettel, atual líder do campeonato que fechou o grupo dos cinco primeiros.
Lance Stroll terminou a atividade na sexta colocação com o equipamento da Williams, enquanto Sergio Pérez levou a Force India ao sétimo posto na folha de tempos. Daniil Kvyat colocou a Toro Rosso na oitava posição, deixando Esteban Ocon, companheiro de Pérez, em nono. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, completou a lista dos dez melhores, deixando Felipe Massa em 11º.
A sessão contou com uma bandeira vermelha, provocada por Jolyon Palmer no início da segunda metade do treinamento. O inglês bateu sua Renault na curva 8, a mais estreita do circuito azeri, provocando uma paralização de oito minutos. Fernando Alonso também não completou a sessão, mais uma vez com problemas em sua McLaren. Nos segundos finais, Verstappen também bateu.
Os treinos para o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 terão prosseguimento neste sábado (24), a partir das 7h, pelo horário de Brasília.
Confira como foi o segundo treino livre
A atividade foi iniciada às 10h com os pilotos partindo rapidamente à pista para marcar tempo. O primeiro a registrar uma volta rápida foi Kevin Magnussen, da Haas, mas quem tomou a primeira posição da tabela de tempos foi Max Verstappen, com 1min45s084, andando com os pneus macios em sua Red Bull.
Kvyat passou reto em uma das curvas, enquanto o holandês começou a diminuir o tempo da melhor volta, alcançando 1min43s988 com 14 minutos de atividade. Lewis Hamilton saiu para a pista com a Mercedes e saltou para o segundo lugar, posição que logo passou a ser ocupada por Daniel Ricciardo, companheiro de Verstappen, que marcou 1min43s894.
A Force India passou a mostrar força, e se colocou entre os quatro melhores, com Sergio Pérez, que viu o time recuperar seu carro após o acidente no primeiro treino livre, pular para terceiro, superando Esteban Ocon, que passou ao quarto lugar. No encerramento da primeira meia hora da sessão, Valtteri Bottas se tornou o primeiro piloto a partir para a pista com pneus supermacios.
Restando 56 minutos para o encerramento da sessão, o Safety Car Virtual precisou ser acionado por conta de um toque de Daniil Kvyat atingir levemente o muro e deixar um detrito na pista. Após a bandeira verde ser acionada novamente, Sebastian Vettel pulou para a primeira posição ao marcar 1min43s615, usando os compostos de banda vermelha em sua Ferrari.
Verstappen recuperou a primeira posição quando restavam 48 minutos para o encerramento da atividade com o tempo de 1min43s362, também usando os supermacios. Cinco minutos mais tarde, Jolyon Palmer acertou o muro na curva 8, provocando a primeira bandeira vermelha da segunda atividade desta sexta-feira.
A sessão, que tinha entre os cinco melhores Verstappen, Bottas, Ricciardo, Räikkönen e Vettel, recomeçou após oito minutos com os pilotos iniciando partindo para a pista para as simulações de corrida. Com 28 minutos para o final, a McLaren de Fernando Alonso apresentou um problema, deixando o espanhol a pé.
Com 12 minutos para o final, Hamilton deu uma escapada da pista, evitando um toque com Räikkönen. A atividade seguiu e, nos segundos finais, Max Verstappen acertou a mureta de proteção, danificando a suspensão traseira de sua Red Bull.
Deixe seu Comentário