<p><span style="line-height: 1.6em;">Numa apresentação para a imprensa a BMW trouxe um expressivo elenco dos seus diferentes modelos. Originariamente destinado aos clientes da marca, um evento itinerante está levando a diversas capitais do país a oportunidade de interação com seus produtos.</span></p>
<p>Ativemos-nos aos modelos da Série M. O especialista da Divisão M, Joerg Bartels promoveu uma bem conduzida apresentação abordando a evolução técnica dos modelos da gama.</p>
<p>Na lista os esportivos M3, M4 Cabrio, M6 Gran Coupé e M235i e o SUV X6M. A Série M diferencia a altíssima esportividade dos outros modelos da marca. Suas vendas no Brasil alcançam 5%. Um prestigiado e exclusivo nicho em relação aos outros modelos da marca.</p>
<p>O M3 Sedan, equipado com motor de seis cilindros em linha e 431 cavalos despertou especial atenção. A BMW modificou diversos componentes e os tornou mais leves com o uso de alumínio ou fibra de carbono. Segundo dados do fabricante, o carro acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos. A transmissão automática de dupla embreagem tem sete velocidades.</p>
<p>As trocas de marcha podem ser feitas por aletas atrás do volante. </p>
<p><strong>XM3 – A Estrela</strong></p>
<p>Mais de 430 cavalos de potência em um motor 3,0 litros e 24 válvulas, sete marchas e o melhor, tração traseira. Uma usina de força bruta produzindo emoção permanente. Um sedã muito rápido, com eletrônica embarcada suficiente para proteger o condutor de erros involuntários. Esse 3.0 tem força suficiente para alcançar 7.600 RPM, o que é algo bastante raro para um motor turbo. </p>
<p>Estar ao volante de um exemplar destes é como receber uma aula de tecnologia.</p>
<p><strong>Na pista</strong></p>
<p>Augusto Farfus Jr tem seu nome ligado à BMW há vários anos e pilota pela marca bávara no campeonato alemão de turismo – o DTM, para os mais íntimos. Tem quatro vitórias, seis poles e foi vice-campeão da temporada de 2013.</p>
<p><strong>História</strong></p>
<p><em>A BMW nas pistas do Brasil</em></p>
<p>Na década de 70, a CEBEM, representante da marca no Brasil e liderada pelo então empresário e experimentado piloto de competições Agnaldo Araujo de Góes Filho levou para as pistas os BMW Coupé 2002 Schnitzer. Esse modelo fez sucesso nas mãos experientes de ninguém menos do que a lenda Francisco “Chico” Landi em dupla com Jan Balder e também de outros grandes pilotos de uma estirpe que incluía Pedro Victor de Lamare, Ricardo Aschar, Anisio Campos, Ubaldo Cesar Lolli, Fausto Dabbur, Emerson Maluf, Luizinho Pereira Bueno e Roberto DalPont. Numa fase imediatamente anterior, liderada por Eugênio Martins, o modelo Alpina teve igual desempenho, alcançando sucesso e vencendo várias corridas.</p>
<p>Já nos anos 90, na 23ª edição das Mil Milhas Brasileiras (1994), foi histórica a dura disputa da BMW M3 com o Porsche RSR. Num circuito alta<span style="line-height: 1.6em;">mente seletivo como o de Interlagos, mesmo considerando a diferença de potência para os RSR (380 HP), o BMW M3 (350 HP) conduzido pelo trio Nelson Piquet/Ingo Hoffmann/Johnny Cecotto obteve a 4ª colocação na Geral logo atrás dos três RSR inscritos. A tradição dos pilotos brasileiros com a BMW continua pela tocada consistente do paranaense Augusto Farfus Jr., detentor de uma trajetória vencedora com os BMW e dono de importantes títulos e vitórias. </span></p>
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