Card image
Notícias
Hill Climb ganha espaço no Brasil e Campeonato Paulista movimenta Águas de Lindóia neste fim de semana

5 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 06/08/2026
  • Atualizado: 06/08/2026 às 9:13
  • Por: Willian Teixeira

O Hill Climb, também conhecido como Subida de Montanha, começa a conquistar cada vez mais espaço no automobilismo brasileiro. Consolidada em países da Europa, América do Norte e Ásia, a modalidade será destaque neste fim de semana com a disputa da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Subida de Montanha, marcada para os dias 7 e 8 de agosto, no tradicional Morro das 7 Curvas, em Águas de Lindóia (SP).

Diferentemente das corridas em circuitos fechados, no Hill Climb os competidores não disputam posição lado a lado. Cada piloto larga individualmente da base da montanha e percorre uma estrada asfaltada, fechada ao trânsito, até a chegada próxima ao topo. O objetivo é simples: completar o percurso no menor tempo possível, exigindo precisão, coragem e máximo desempenho do veículo.

Hill Climb, Fiat 147, Campeonato Paulista, Subida de Montanha
Na subida de montanha largam desde carrinhos… – Foto: Franklin Francisco da Silva

Modalidade tem tradição internacional

As provas de Subida de Montanha existem desde a década de 1930 e figuram entre as modalidades mais tradicionais do automobilismo europeu.

Desde 2014, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) promove a Copa Internacional de Subida de Montanha, criada após a unificação da antiga Copa Europeia e do Desafio Internacional da modalidade. As competições reúnem desde carros de turismo até monopostos, protótipos de cockpit aberto ou fechado e veículos altamente preparados para competição.

Na temporada europeia de 2026, o calendário já passou por Áustria, Espanha, Portugal, República Tcheca, Alemanha, Itália e Polônia. As próximas etapas acontecerão na Suíça, Eslovênia e Croácia.

Mercedes, Hill Climb, subida de montanha
até carrões super preparados! Foto: Franklin Francisco da Silva

Crescimento do Hill Climb no Brasil

Apesar da tradição no exterior, o Hill Climb ainda é uma modalidade relativamente recente no Brasil. As primeiras disputas ocorreram de forma amadora na década de 1960, em locais como Petrópolis (RJ), Pico do Jaraguá (SP) e Serra de Santos (SP).

A profissionalização começou em 2016, quando a Ascot Racing recebeu licenciamento da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para organizar oficialmente competições da modalidade.

Segundo Silvio Novembre, organizador do Campeonato Paulista de Subida de Montanha, o formato oferece uma experiência diferente tanto para pilotos quanto para o público.

“O Hill Climb é adrenalina pura. É uma corrida de velocidade em estrada asfaltada, totalmente fechada e preparada com toda a segurança para pilotos e público. Cada competidor acelera sozinho, disputando apenas contra o cronômetro. Nunca há mais de um carro no percurso ao mesmo tempo”, destaca.

Subida de montanha, Hill Climb
Na Subida de Montanha cada carro sobe sozinho – Foto: Franklin Francisco da Silva

Segurança é prioridade nas provas

A realização de uma prova de Subida de Montanha depende da homologação do percurso pela Federação de Automobilismo e da obtenção de todas as licenças exigidas pelos órgãos competentes.

Além disso, a organização deve disponibilizar diretor de prova, comissários técnicos e desportivos, equipes de sinalização, resgate, bombeiros, atendimento médico e segurança.

Os pilotos precisam possuir cédula desportiva válida da CBA para a modalidade e utilizar equipamentos obrigatórios, como macacão antichama, capacete, luvas e cintos homologados. Antes das largadas, todos os veículos passam por inspeção técnica, que verifica itens como freios, suspensão, pneus, vazamentos, extintor de incêndio e demais equipamentos de segurança.

Como funciona uma prova de Subida de Montanha

Na competição, os carros largam um de cada vez. O veículo seguinte somente inicia sua subida após a confirmação de que o anterior concluiu o percurso com segurança.

Cada piloto realiza, normalmente, três subidas oficiais. Para a classificação final, são consideradas as duas melhores passagens, sendo vencedor aquele que obtiver o menor tempo acumulado em sua categoria.

subida de montanha, hill climb
Serão 7 curvas, em 2,8 km em subida de 180 metros de altitude – Foto: Franklin Francisco da Silva

Todo o trajeto permanece monitorado por postos de comissários equipados com bandeiras, rádios e sistemas de comunicação.

Siga a RACING também no Instagram!

Cerca de 40 carros estarão em Águas de Lindóia para o Paulista de Hill Climb

A etapa deste fim de semana promete reunir aproximadamente 40 carros de diferentes categorias. O percurso terá cerca de 2,8 quilômetros, com 180 metros de elevação e sete curvas que exigem técnica e precisão dos competidores.

Antes da disputa, os veículos ficarão expostos na Praça Adhemar de Barros, no centro de Águas de Lindóia, permitindo que moradores e turistas conheçam de perto pilotos, equipes e máquinas participantes.

“O evento é gratuito e aberto ao público. As pessoas podem fotografar os carros, conversar com pilotos e mecânicos e conhecer todos os detalhes das máquinas. É uma experiência diferente e muito próxima do automobilismo”, afirma Novembre.

Porsche 911 Turbo, Leão da Montanha, Hill Climb, subida de montanha, campeonato paulista
O Porsche 911 Turbo de Maurício Sabbag Law é o atual ‘Leão da Montanha’ – Foto: Franklin Francisco da Silva

Disputa pelo título de “Leão da Montanha”

Além da classificação por categorias, a programação reserva uma atração especial. A partir das 14h de sábado, os pilotos mais rápidos disputarão o Top Five, reunindo os cinco melhores tempos da etapa.

O vencedor receberá o título de “Leão da Montanha”, atualmente pertencente a Maurício Sabbag Law, que compete com um Porsche 911 Turbo. Entre os principais adversários estará Lélio Assumpção Neto, líder do Campeonato Paulista de Fórmula Evolution, que participará da prova com seu monoposto.

A diversidade do grid é um dos atrativos do Hill Climb. Estão confirmados modelos como Porsche 911 Turbo, BMW, Lotus Seven, Renault Sandero, Gol Turbo, New Beetle, Puma, Karmann Ghia, Amarok, protótipos tubulares e até caminhões de competição, todos enfrentando o mesmo desafio contra o relógio.

Fórmula Evolution, Hill Climb
O Fórmula Evolution do santista Lélio Assumpção Neto será um dos destaques – Foto: Franklin Francisco da Silva

Programação da etapa do Paulista de Hill Climb

Na sexta-feira (7), a programação inclui vistoria técnica dos veículos, adesivação, briefing dos pilotos e foto oficial na Praça Adhemar de Barros.

Já no sábado (8), as atividades começam às 8h com as subidas oficiais no Morro das 7 Curvas. Às 14h acontece o Top Five e, às 17h30, será realizada a cerimônia de premiação.

A entrada para acompanhar o evento é gratuita.

Paulista de Subida de Montanha, Hill Climb
Potentes carros enfrentarão as curvas íngremes do Morro das 7 Curvas – Foto: Franklin Francisco da Silva

Deixe seu Comentário

Comentários