A etapa de Spa-Francorchamps do Campeonato Mundial de Endurance entregou mais uma corrida movimentada no FIA WEC 2026. E quem saiu da Bélgica em clima de festa foi a BMW, que conquistou uma histórica dobradinha na categoria Hypercar durante as 6 Horas de Spa, disputadas diante de um público recorde de mais de 101 mil fãs.
A equipe BMW M Team WRT largou apenas da décima e da 11ª posições no grid, mas transformou estratégia, ritmo e consistência em um resultado histórico para a marca bávara.

Estratégia agressiva colocou BMW na liderança
A prova foi marcada por quatro entradas do safety car, fator que teve influência direta no resultado final. Logo na primeira rodada de pitstops, ainda na primeira hora de corrida, a BMW apostou em uma estratégia ousada ao colocar menos combustível no BMW M Hybrid V8 #20.
A decisão permitiu que René Rast assumisse a liderança da corrida. O alemão ainda registrou a volta mais rápida da prova antes de entregar o carro para Sheldon van der Linde.
Com pista livre, o ritmo forte da BMW foi mantido ao longo da corrida. Na reta final, Robin Frijns ampliou a vantagem enquanto os adversários brigavam intensamente pelas posições seguintes.
BMW volta a vencer no endurance mundial após 27 anos
No carro #15, Kevin Magnussen protagonizou uma atuação defensiva decisiva contra Ferrari e Toyota para assegurar a dobradinha ao lado de Dries Vanthoor e Raffaele Marciello.
A vitória marcou o primeiro triunfo geral da BMW no endurance mundial desde as 24 Horas de Le Mans de 1999.
“Esperamos por esse momento nos últimos dois ou três anos. Todos trabalharam muito duro e conquistar nossa primeira vitória justamente na Bélgica, casa da WRT, torna tudo ainda mais especial”, afirmou Rast.
O piloto também elogiou o trabalho da equipe ao longo da corrida.
“A equipe fez um milagre na estratégia. O carro estava voando com pista livre, fizemos pitstops perfeitos e sem erros. Foi simplesmente um dia incrível”, completou.
Ferrari completa o pódio e Aston Martin surpreende
A Ferrari #50, pilotada por Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, terminou em terceiro lugar após perder tempo importante em um pitstop por conta de um problema na porca de roda.
Já o Aston Martin Valkyrie conseguiu seu melhor resultado até agora no FIA WEC com a quarta colocação.
Siga a RACING também no Instagram!
Pipo Derani garante primeiros pontos da Genesis
Entre os brasileiros, Pipo Derani teve motivos para comemorar. O brasileiro levou a Genesis Magma Racing ao oitavo lugar na Hypercar e garantiu os primeiros pontos da equipe no campeonato.
Derani dividiu o protótipo #17 GMR-001 com André Lotterer e Mathys Jaubert.

Já Augusto Farfus e Dudu Barrichello não tiveram o mesmo desempenho e terminaram fora das primeiras posições na LMGT3.
McLaren vence na LMGT3 após recuperação impressionante
Na categoria LMGT3, a vitória ficou com a McLaren #10 da Garage 59, pilotada por Tom Fleming, Marvin Kirchhöfer e Antares Au.
O trio largou apenas da 15ª posição e aproveitou estratégia consistente, ritmo forte e uma penalidade aplicada ao Ferrari #21 da AF Corse para conquistar a vitória em Spa.

Próxima parada será Le Mans
Após a etapa belga, o FIA WEC agora segue para o principal compromisso da temporada: as 24 Horas de Le Mans, na França, entre os dias 10 e 14 de junho.
Na sequência, o campeonato desembarca no Brasil para a disputa da Rolex 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, entre os dias 10 e 12 de julho.


Deixe seu Comentário