Oliver Solberg garantiu uma vitória impressionante no Rali de Monte Carlo, liderando o 1-2-3 da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team em uma prova extremamente desafiadora desta que é uma das mais tradicionais do calendário do WRC. Elfyn Evans foi o segundo colocado e Sébastien Ogier completou o top-3.

Iniciando sua primeira temporada completa na equipe TGR-WRT Rally1, Solberg e o copiloto Elliott Edmondson agora somam duas vitórias em suas duas primeiras participações no GR YARIS Rally1, após o triunfo na estreia no Rali da Estônia do ano passado.
Solberg liderou o rali desde a segunda especial na noite de quinta-feira, e o piloto de 24 anos se tornou o mais jovem vencedor do Rali de Monte Carlo na era moderna – pouco menos de um ano mais novo do que Ogier quando conquistou a primeira de suas 10 vitórias em 2009. Solberg também é o primeiro membro de sua famosa família de pilotos de rali a ganhar a prova.
“Vencer o Rali de Monte Carlo é um resultado incrível e um sonho realizado, e provavelmente a coisa mais louca que já fiz na vida. Quero agradecer muito à equipe pela confiança em me tornar um piloto de fábrica. É o nosso segundo rali juntos e a nossa segunda vitória”, diz Solberg.
O resultado representa o primeiro pódio totalmente ocupado por uma única fabricante na prova desde 2015, e a primeira vez que a Toyota alcança tal feito. A vitória de Solberg é a sétima conquistada com um carro da Toyota.
Embora o Rali de Monte Carlo seja famoso pelas condições climáticas de inverno nas estradas dos Alpes franceses, a edição deste ano foi a mais exigente em muitos anos. A maioria das especiais estava coberta por uma combinação de neve, gelo, chuva e lama, com pouquíssimo asfalto seco.
Solberg nunca havia terminado acima da 14ª posição em suas seis participações anteriores no evento, mas demonstrou confiança e tranquilidade ao volante de seu GR YARIS Rally1.
“A equipe trabalhou muito bem para me deixar confortável no carro em todas as superfícies e em todas as condições. Quando as condições estavam difíceis, tentei forçar na neve e no gelo, e acho que foi aí que consegui fazer a diferença. Um 1-2-3 para a equipe também é um começo fantástico para a temporada, especialmente para o campeonato de construtores”, completou Solberg.
A etapa final de domingo, nas montanhas acima de Mônaco, trouxe condições ainda mais desafiadoras de gelo e neve, incluindo a icônica subida do Col de Turini, e Solberg teve mais alguns momentos de derrapagem, mas acabou garantindo a vitória com 51,8 segundos de vantagem para o segundo colocado. A segunda etapa do WRC será disputada na Suécia entre os dias 12 e 15 de fevereiro.


Deixe seu Comentário