Card image
Notícias
WRC: Três pilotos da TOYOTA GAZOO Racing decidem quem será o campeão no Rally da Arábia Saudita

3 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 26/11/2025
  • Atualizado: 26/11/2025 às 17:31
  • Por: Leonardo Marson

O WRC tem neste final de semana a decisão da temporada 2025, o Rally da Arábia Saudita, que definirá qual dos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing será campeão. Elfyn Evans chega à decisão do campeonato na liderança, somando 272 pontos, apenas três a mais em relação a Sébastien Ogier, que soma 269. Kalle Rovanpera, com 248, completa a lista de candidatos ao título.

Elfyn Evans
Foto: Toyota

Esta será a primeira vez que o WRC visitará a Arábia Saudita, em um ano histórico para a TOYOTA GAZOO Racing no Mundial de Rally. A fabricante venceu 12 das 13 etapas disputadas na atual temporada, igualando o recorde histórico do campeonato. Depois de conquistar pela quinta vez consecutiva o Mundial de Construtores, a TGR vê uma batalha interna pelo título de pilotos.

Evans busca seu primeiro título mundial de rali e esteve na maior parte do tempo na ponta da classificação. O piloto, que tem como companheiro Scott Martin, venceu duas vezes no ano e foi ao pódio em seis oportunidades, incluindo nas últimas quatro etapas, quando sempre foi o segundo colocado. O galês também terminou todas as provas do ano entre os seis melhores.

Três pontos atrás, aparece Ogier, que vem de vitória na última etapa, o Rally do Japão. Ao lado de Vincent Landais, o francês tenta seu nono título no WRC, o que o tornaria o piloto com mais campeonatos conquistados na história da categoria. “Seb” disputou dez das 13 etapas, e venceu em seis delas, indo ao pódio em nove oportunidades.

Também com chances de título, Rovanpera, que tem como companheiro Jonne Halttunen, aparece 24 pontos atrás de Evans na classificação, e busca seu terceiro título mundial antes de migrar para as competições em monopostos com o apoio da TOYOTA GAZOO Racing. O finlandês possui três vitórias e dois pódios neste ano.

Além da participação dos três postulantes a título do WRC, a TOYOTA GAZOO Racing parte para a etapa saudita do campeonato com mais dois pilotos: Takamoto Katsuta, que correrá ao lado de Aaron Johnston, e Sami Pajari, que tem como companheiro para a prova no Oriente Médio Marko Salminen. Para este final de semana, a fabricante volta a usar o layout prateado, que reflete mais o calor em relação ao desenho na cor preta, usado na maior parte das etapas.

“O Rally da Arábia Saudita será muito interessante. Elfyn e Seb estão próximos e tenho certeza de que será uma grande batalha entre eles. Kalle ainda tem chances e, em um rali novo, tudo pode acontecer”, disse Juha Kankkunen, vice-diretor da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

“Nós temos algumas informações do Campeonato do Oriente Médio e, do que escutamos, serão especiais bem diferentes, com setores com estradas parecidas com as da Grécia e outros trechos que estão mais para o deserto. Nosso objetivo é dar um carro forte para nossos pilotos e permitir que eles lutem. Vamos ver qual deles vai ser o campeão mundial”, completa Kankkunen.

A prova deste final de semana é baseada em Jedá, tendo como parque de apoio o autódromo que recebe o GP da Arábia Saudita de F1. O percurso das especiais, de acordo com a organização, mistura terrenos montanhosos, vulcânicos e desérticos. Há também estradas de cascalho, características que podem mudar a forma de pilotar de cada competidor.

O Rally da Arábia Saudita será aberto nesta quarta-feira com uma especial na noite saudita, e segue até o sábado, quando será disputado o Power Stage. O Rally.TV, serviço disponível no Brasil pelo DAZN, transmite a última etapa do WRC.

Deixe seu Comentário

Comentários