Card image
Kart
500 Milhas de Kart revela regulamento para edição de 2025 com novidades

2 Minutos de leitura

    Kart
  • Publicado: 25/11/2025
  • Atualizado: 25/11/2025 às 9:54
  • Por: Leonardo Marson

Mais tradicional prova do kartismo brasileiro, as 500 Milhas de Kart terão novidades em seu regulamento para a disputa da edição deste ano, marcada para o dia 20 de dezembro no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A prova contará com novas categorias e dinâmicas já conhecidas que a tornam um dos eventos mais importantes do esporte a motor nacional.

500 Milhas de Kart
Foto: Serjão Soares

Cada equipe que disputar as 500 Milhas de Kart deverá contar com pelo menos dois pilotos, e no máximo oito competidores. Além disso, haverá a classificação por categorias: a geral, a Sênior 500, para pilotos acima dos 40 anos, e a Sprint 500, novidade para este ano e que admite competidores a partir de 13 anos de idade.

A tomada de tempo será realizada em duas fases. Em um primeiro momento, as equipes serão divididas em grupos. O mais rápido fará com que os times que estiveram em seu grupo larguem das posições ímpares, mas a partir da 41ª posição. Os 40 mais velozes partem para o “Top Qualify”, em que os times serão separados em cinco grupos de oito karts. O piloto mais veloz fatura a pole position.

Além disso, mais uma vez haverá a definição do “sortudo da vez”. Após o término da classificação, haverá um sorteio envolvendo as equipes que se colocaram abaixo das primeiras 40 posições para que este time largue mais à frente no grid. A equipe sorteada partirá de uma colocação entre o quinto e o 15º posto, também definido por sorteio.

A corrida contará com a disputa de 500 milhas de distância ou tempo total de 12 horas. Todos os times são obrigados a fazer pelo menos nove paradas nos boxes. Destas, sete contarão com tempo mínimo de seis minutos entre a entrada, o pit stop e a saída dos boxes. Outras duas obrigatoriamente terão 15 minutos de duração. Após a décima hora de disputa, os times são liberados para fazerem uma parada rápida para repor combustível, um “splash and go”.

Ao longo de todo o final de semana, os competidores deverão usar os pneus MG laranja, que são mais duros que os vermelhos, que foram utilizados nas últimas edições. Isso deverá mexer com a dinâmica da corrida, que segue com duração máxima de 12 horas, já que estes compostos são mais duráveis em relação aos usados nas últimas 500 Milhas de Kart.

“Estudamos muito e conseguimos chegar em um regulamento que privilegia a competitividade. Isso vai permitir que pilotos consagrados e competidores acostumados com as provas de kart possam brigar pela vitória em pé de igualdade. Tenho certeza de que será mais uma grande 500 Milhas de Kart”, diz Felipe Giaffone, organizador das 500 Milhas de Kart.

A edição deste ano contará com alguns grandes nomes do automobilismo brasileiro, entre eles Gabriel Bortoleto, atual vencedor da prova e que atualmente defende a Sauber na Fórmula 1.

Deixe seu Comentário

Comentários