Card image
Notícias
Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos e protagonismo dos freios

3 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 21/11/2025
  • Atualizado: 21/11/2025 às 12:21
  • Por: Leonardo Marson

A temporada 2025 da Porsche Cup Brasil chega ao seu capítulo final neste sábado (22), com a tradicional corrida de 500 km que encerra o calendário em formato apoteótico. A prova mais longa do ano reúne 106 pilotos confirmados, incluindo estrelas nacionais e internacionais, e define todos os campeões das classes Carrera e Challenge. Como fornecedora oficial da categoria desde 2008, a Fremax estará novamente no centro da ação, levando às pistas o que há de mais avançado em tecnologia de frenagem.

Fremax
Foto: Rafael Gagliano

A corrida decisiva promete ser intensa. Na Carrera, Felipe Fraga e Marçal Müller chegam como favoritos após dominarem o campeonato de Endurance. A disputa pelo título overall inclui ainda nomes como Matheus Comparatto e Lucas Salles, além de Miguel Paludo, já campeão do sprint. Na Challenge, José Moura Neto e Matheus Iório lideram o Endurance, enquanto Caio Chaves é o campeão do sprint.

Para uma prova tão longa e exigente, de 117 voltas, a confiabilidade do sistema de freios é determinante — e é justamente aí que a Fremax se destaca. A marca fornece à categoria discos equipados com tecnologias desenvolvidas especialmente para alto desempenho, como a Carbon+, que utiliza uma composição com elevado teor de carbono. Essa tecnologia cria a estrutura de grafita dentro do disco, permitindo melhor dissipação térmica, resfriamento mais eficiente e evitando empenamento mesmo sob frenagens extremas. O resultado é mais performance, maior segurança e vida útil prolongada do conjunto.

Além da Carbon+, os carros contam com discos slotados Fremax, dotados de ranhuras projetadas para limpar a superfície de contato das pastilhas e remover detritos, resíduos e gases gerados nas frenagens sucessivas. Esse processo garante maior eficiência e regularidade na resposta do freio, fundamental em corridas longas, e reduz riscos de trincas ao dissipar tensões de maneira uniforme — um diferencial valorizado por pilotos e equipes em contextos de alta demanda como o endurance da Porsche Cup Brasil.

O grid da prova final reúne pilotos regulares e grandes nomes do automobilismo, além de convidados especiais. Entre eles, o ator germano-irlandês Michael Fassbender, de filmes como “X-Men” e “Bastardos Inglórios”, que divide o carro com Max Wilson, chefe do time de pilotos consultores da categoria e que volta ao cockpit. Também participam referências como Rubens e Fefo Barrichello, Nelson Piquet Jr., Caio Collet e Enzo Fittipaldi.

As sessões classificatórias acontecem na sexta-feira (21), com resultado definido pela média das voltas do maior e do menor BOP de cada tripulação. Diferentemente das etapas de 300 km, a prova de 500 km permite formações em trios. A largada será no sábado, às 14 horas, com transmissão ao vivo pela Band, pelos canais SporTV e pelas plataformas digitais da categoria.

Com encerramento previsto para as 18h20, no cair da tarde de Interlagos, os discos da Fremax também mostram um protagonismo visual no crepúsculo: com o ponto da frenagem mais intensa entre os circuitos brasileiros, o S do Senna, que gera uma desaceleração de 2,1G ao reduzir as velocidades de mais de 250 km/h para menos de 80 em poucos metros, as temperaturas dos discos superam os 600 graus Celsius, o suficiente para que a superfície fique incandescente e “acenda” as rodas dianteiras dos Porsche naquele ponto – um espetáculo técnico e visual que a Fremax proporciona à categoria há 18 temporadas.

Com protagonismo dentro e fora das pistas, a Fremax reafirma seu compromisso com a excelência técnica e com a performance da Porsche Cup Brasil — especialmente em um final de temporada que promete fortes emoções e disputas decididas no limite.

Deixe seu Comentário

Comentários