Lando Norris conquistou a pole position para a disputa do GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto da McLaren registrou no Q3 da classificação realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a marca de 1min09s511, ficando com a posição de honra para a corrida principal após vencer a Sprint pela manhã.

A segunda posição no grid ficou com Kimi Antonelli, que foi superado em 0s174 em relação a Norris. Charles Leclerc, com a Ferrari, partirá da terceira posição, sendo seguido por Oscar Piastri, quarto com a outra McLaren do grid. O grupo dos cinco melhores no grid em Interlagos ainda contará com Isack Hadjar, da Racing Bulls.
George Russell se colocou em sexto com a Mercedes, enquanto Liam Lawson, da Racing Bulls, partirá em sétimo, dividindo a quarta fila do grid com Oliver Bearman, oitavo com a Haas. Pierre Gasly, com a Alpine, foi o nono melhor, enquanto Nico Hulkenberg, da Sauber, completou a lista dos dez melhores da classificação.
Após sofrer um acidente na volta final da Sprint pela manhã, Gabriel Bortoleto não participou da classificação e largará da 20ª posição. O piloto viu a Sauber trabalhar no carro, mas não conseguiu aprontar o veículo para a sessão que definiu as posições de largada.
O GP de São Paulo de F1 será disputado neste domingo (9), com largada a partir de 14h.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão que definiu as posições de largada em Interlagos sofreu um atraso de cinco minutos, e tinha, às 15h, 26°C de temperatura ambiente e 57% de umidade do ar. A pista tinha 45°C. Os primeiros a saírem para a pista foram os pilotos da Williams, Carlos Sainz e Alexander Albon. Apesar disso, o primeiro a abrir volta foi Nico Hulkenberg, que recolheu sua Sauber aos boxes pouco depois.
A primeira volta foi completada por Oliver Bearman, que marcou 1min10s664 com a Haas. Seguiam nos boxes George Russell, Kimi Antonelli, ambos da Mercedes, e Gabriel Bortoleto, da Sauber. Com quatro minutos de atividade, Liam Lawson colocou a Racing Bulls na liderança com a marca de 1min10s543, sendo superado por Lando Norris, que marcou 1min10s404 com a McLaren.
Lewis Hamilton apareceu na liderança com seis minutos de treino, com 1min10s233 a bordo da Ferrari, enquanto Hulkenberg se colocou em terceiro com a Sauber, que confirmou a não participação de Bortoleto na classificação. Assim, o brasileiro vai largar da 20ª posição na corrida deste domingo em Interlagos.
Restando oito minutos para o final do Q1, Bearman liderava com a Haas, com 1min09s891, sendo seguido por Oscar Piastri, Albon, Pierre Gasly e Antonelli. Max Verstappen anotou apenas o 16º tempo com quatro minutos para o encerramento da atividade. O líder do campeonato tomou a liderança com 16 minutos com 1min09s656.
O Q1 se encaminhou para o final e teve Norris na liderança, seguido por Gasly, Bearman, Piastri e Leclerc. Os eliminados foram Verstappen, Ocon, Colapinto, Tsunoda e Bortoleto.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com Albon sendo o primeiro a completar volta, com 1min10s351. Na sequência, Piastri tomou a liderança, mas logo viu seu tempo batido por Bearman, que marcou 1min09s755 com a Haas. Norris se colocou em terceiro com sete minutos de atividade, sendo superado por Russell e, na sequência, por Antonelli.
Com seis minutos para o encerramento da segunda fase da classificação, todos os pilotos retornaram aos boxes para colocar um novo jogo de pneus e fazerem ajustes nos carros. A classificação apontava Bearman na liderança, seguido por Antonelli, Piastri, Russell e Norris.
Os pilotos voltaram à pista para uma última tentativa de volta rápida e Leclerc se colocou em terceiro, enquanto Gasly avançou para o quinto lugar. Norris tomou a liderança ao marcar 1min09s616 no minuto final do Q2. A rodada acabou com Norris na liderança, seguido por Bearman, Antonelli, Leclerc e Piastri. Por outro lado, Alonso, Albon, Hamilton, Stroll e Sainz foram eliminados.
Q3
A rodada final começou com Bearman sendo o primeiro a marcar tempo, sendo superado por Leclerc, que cravou 1min09s899, marca batida por Piastri por apenas 0s002. Antonelli se colocou na quarta colocação, com Russell ficando em quinto. Norris fritou os pneus logo na primeira perna do S do Senna e apareceu apenas em décimo.
Após rápida passagem pelos boxes, os pilotos voltaram à pista, com Leclerc tomando a liderança, sendo superado por Norris, que marcou 1min09s511. Piastri anotou apenas o terceiro tempo, com Hadjar em quarto. Antonelli avançou para segundo, mas a pole ficou com o inglês da McLaren e líder do campeonato.


Deixe seu Comentário