Lando Norris venceu neste sábado (8) a Sprint do GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O piloto da McLaren largou da pole position e suportou a aproximação de Kimi Antonelli nas voltas finais para triunfar em uma corrida curta acidentada na capital paulista.

Antonelli, com a Mercedes, ficou com a segunda posição ao final das 24 voltas de disputa, sendo seguido por seu companheiro de equipe, George Russell, terceiro ao final da prova. Max Verstappen, que largou em sexto, cruzou a linha de chegada em quarto com a Red Bull, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, foi o quinto.
Fernando Alonso, que segurou um pelotão inteiro durante a disputa, foi o sexto com a Aston Martin, enquanto Lewis Hamilton, da Ferrari, fechou a corrida com o sétimo lugar. Pierre Gasly, com a Alpine, completou a zona de pontos com a oitava posição. O top-10 ainda contou com Lance Stroll, da Aston Martin, e Isack Hadjar, da Racing Bulls.
A corrida teve uma bandeira vermelha após acidentes distintos na curva do sol na sexta volta. Primeiro, Oscar Piastri parou na barreira de proteção com a McLaren, o que também ocorreu instantes depois com Nico Hulkenberg, da Sauber, e Franco Colapinto, da Alpine. A prova foi retomada após pouco menos de 30 minutos.
Interlagos ainda viu Gabriel Bortoleto, que quebra um jejum de brasileiros sem correr no Brasil neste final de semana, sofrer um forte acidente na volta final da disputa. O piloto da Sauber tentava superar Alexander Albon, da Williams, quando perdeu o controle do carro e acertou o muro interno da reta dos boxes, atravessando a pista e batendo na barreira de proteção na sequência.
Ainda neste sábado, a partir de 15h, será realizada a classificação para a corrida principal do final de semana. O GP de São Paulo de F1 tem largada para 14h de domingo (9).
Confira como foi a corrida
A Sprint do GP de São Paulo de F1 começou com 25°C e umidade do ar em 75,8%. Kimi Antonelli, George Russell, Max Verstappen, Charles Leclerc, Isack Hadjar e Alex Albon optaram por largar com pneus macios, enquanto o restante do grid contou com pneus médios para a disputa da corrida curta.
A prova teve Norris mantendo a primeira posição nos metros iniciais, com Antonelli seguindo em segundo, seguido por Piastri, Russell e Verstappen. Bortoleto caiu para a 15ª posição, enquanto Oliver Bearman rodou após um toque de Liam Lawson, despencando para a 20ª posição.
Antonelli abriu caça a Norris logo na segunda volta de corrida, mas o inglês rapidamente abriu um segundo de frente. Piastri, por sua vez, buscava se aproximar do italiano da Mercedes. O lance entre Lawson e Bearman passou a ser investigado pelos comissários na quarta volta.
Piastri bateu na curva do Sol e causou a entrada do Safety Car. Momentos depois, em outros incidentes separados, Nico Hulkenberg e Franco Colapinto também colidiram com a barreira de proteção no mesmo ponto. Instantes depois, a direção de prova acionou a bandeira vermelha.
A corrida foi interrompida com Norris na liderança, seguido por Antonelli, Russell, Verstappen e Alonso. Bortoleto avançou para a 12ª colocação. Hulkenberg, que conseguiu retornar à prova, foi autorizado a completar um giro para ficar na mesma volta do pelotão.
Os carros voltaram para a pista após uma interrupção de pouco menos de 30 minutos, e a relargada foi lançada. Norris manteve a ponta, enquanto Russell atacou, sem sucesso, Antonelli. Verstappen, por sua vez, quase perdeu a frenagem do S do Senna, mas manteve a quarta posição. Bortoleto passou por Isack Hadjar e avançou para o 11º lugar.
O DRS foi liberado na abertura da nona volta de corrida. Na frente, Norris mantinha a liderança com uma margem de pouco mais de um segundo em relação a Antonelli. Em quinto, Fernando Alonso passou a segurar um pelotão que tinha Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Lance Stroll.
No pelotão de trás, Ocon passou a atacar Lawson pelo 13º lugar, sem conseguir a ultrapassagem. Antonelli baixou a diferença em relação a Norris para menos de um segundo na 18ª volta de disputa, mas viu o rival da McLaren responder no giro seguinte.
Antonelli chegou de vez em Norris na volta 21, cortando a distância para quatro décimos. Leclerc conseguiu a ultrapassagem sobre Alonso na volta 22, tomando o quinto lugar. Na volta final, Bortoleto bateu na entrada do S do Senna, abandonando a disputa.
Na frente, Norris venceu, com Antonelli e Russell completando o top-3.


Deixe seu Comentário