Lando Norris conquistou a pole position para a disputa da Sprint para o GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada nesta sexta-feira (7) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o piloto da McLaren registrou 1min09s243, ficando com a posição de honra.

A segunda posição ficou com Kimi Antonelli, piloto da Mercedes que foi superado em 0s097 por Norris. Oscar Piastri, com a outra McLaren do grid, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com George Russell, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores foi completado por Fernando Alonso, que liderou o SQ2 com a Aston Martin.
Max Verstappen, com a Red Bull, ficou apenas com a sexta posição, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, e Charles Leclerc, da Ferrari, dividirão a quarta fila do grid. Isack Hadjar, com um carro da Racing Bulls, partirá em nono, enquanto Nico Hulkenberg, da Sauber, parte da décima colocação.
Piloto que faz seu primeiro GP de São Paulo da carreira, Gabriel Bortoleto avançou para o SQ2 e vai largar da 14ª posição na corrida curta do final de semana em Interlagos. Mais cedo, o piloto havia sido o quinto mais veloz.
As atividades do GP de São Paulo terão sequência neste sábado, primeiro com a Sprint, às 11h, e depois com a classificação, às 15h. A etapa brasileira da F1 será disputada no domingo, a partir de 14h.
Confira como foi a classificação Sprint
SQ1
A atividade que definiu as posições de largada para a Sprint do GP de São Paulo começou pontualmente às 15h30 com os pilotos partindo para a pista imediatamente. Após a variação normal de tempos do início do Q1, Oscar Piastri se colocou na ponta com 1min10s286, tempo que foi batido por Max Verstappen pouco depois, com 1min10s107.
A primeira rodada da classificação viu Pierre Gasly se colocar em quarto com a Alpine, enquanto Lando Norris, com a McLaren, marcou 1min09s702, sendo seguido por Piastri e George Russell. Com três minutos para o final, Gabriel Bortoleto aparecia com a 12ª colocação, e se dirigiu aos boxes para trocar os pneus antes de uma nova tentativa de volta rápida.
Lewis Hamilton avançou para a sexta posição com a Ferrari quando restavam dois minutos para o final da rodada inicial da classificação. Pouco depois, Verstappen subiu para segundo, enquanto Bortoleto, que estava na zona de eliminação, se colocou em quinto, garantindo a classificação para a segunda rodada.
O SQ1 chegou ao final com Norris na liderança, seguido por Verstappen, Alonso, Piastri e Russell. Bortoleto avançou com o nono tempo. Foram eliminados Franco Colapinto, Liam Lawson, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Carlos Sainz.
SQ2
Logo que a segunda rodada da classificação começou, os pilotos partiram para a pista. O primeiro a completar volta foi Bortolero, que marcou 1min09s963, marca que foi superada instantes depois por Bearman e, na sequência, por Hulkenberg. Com seis minutos para o final, foi a vez de Alonso tomar a ponta com 1min09s333.
Isack Hadjar colocou a Racing Bulls na segunda posição, sendo seguido por Stroll, Verstappen e Leclerc. Com quatro minutos para o final, foi a vez de Norris pular para segundo, seguido por Piastri. Bortoleto voltou para a pista nos instantes finais, mas ficou apenas com a 14ª colocação. Pouco depois, Leclerc rodou, perdendo a chance de melhorar seu tempo.
Alonso completou o SQ2 com o melhor tempo, sendo seguido por Norris, Russell, Piastri e Antonelli. Foram eliminados Hamilton, Albon, Gasly, Bortoleto e Bearman.
SQ3
A sessão decisiva da classificação começou com Russell marcando 1min09s556, sendo superado por Antonelli, com 1min09s340. Logo depois, foi a vez de Norris cravar 1min09s271, tomando a primeira colocação. Piastri, por sua vez, marcou o quarto tempo.
Hulkenberg foi para a pista quando restavam três minutos para o final da classificação, ficando com o sexto tempo. Verstappen fez o melhor primeiro setor, mas tomou o lugar do alemão da Sauber. Assim, Norris garantiu a pole, seguido por Antonelli, Piastri, Russell e Alonso.


Deixe seu Comentário