Gabriel Bortoleto (Fórmula 1), Rubens Barrichello (NASCAR Brasil), Nelsinho Piquet (TCR), Lucas Moraes (Off Road), Felipe Giaffone (Copa Truck), Eduardo Barrichello (Internacional), entre outas feras do nosso automobilismo, receberam seus troféus Capacete de Ouro em uma noite de gala em São Paulo, na semana do Grande Prêmio de F1 no Brasil 2025.

Um evento que valorizou os pilotos brasileiros, as categorias nacionais e todo o meio do automobilismo. Assim foi a entrega do 29º Capacete de Ouro, que aconteceu dia 4 de novembro na cidade de São Paulo, SP. Competidores do Kart à F1, promotores, dirigentes, patrocinadores, especialistas e imprensa se reuniram para a entrega da principal premiação do automobilismo brasileiro realizada pela Revista RACING, comandada por Isabel Reis, Venício Zambeli e Thomas Bento.

Gabriel Bortoleto recebeu o Troféu Capacete de Ouro na Categoria F1
O piloto brasileiro da equipe Sauber de Fórmula 1 foi ao evento receber seu troféu pela excelente temporada de estreia que faz na categoria. Bortoleto conversou com os jornalistas Venício Zambeli, Reginaldo Leme e Celso Miranda no palco e falou sobre os principais desafios e aprendizados que teve este ano. Comentou que pilotar um carro de F1 é a melhor coisa que existe no automobilismo e disse estar preparado para correr no Brasil, no Grande Prêmio de São Paulo de F1, no próximo fim de semana.

Além do Troféu Capacete de Ouro, Bortoleto recebeu uma homenagem de Alan Mosca, da Sid Special Painting, em conjunto com a Revista RACING, de um Capacete de Ouro Especial folheado a ouro, com o desenho estilizado de sua pintura tradicional. A Homenagem foi entregue com a presença de seu pai, Lincoln Oliveira, e de seu irmão, Enzo Bortoleto, que foram pessoas fundamentais para a carreira de Gabriel desde o início no automobilismo. O jornalista Reginaldo Leme e o presidente da CBA, Giovanni Guerra, participaram da homenagem no palco.

Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet brilharam na cerimônia
Na Categoria Top, Eduardo Barrichello foi o mais indicado pela ótima temporada que está fazendo na WEC. O piloto estava no exterior, enviou um vídeo agradecendo a todos e foi representado pelo seu pai, Rubens Barrichello. Rubinho recebeu também o Capacete de Ouro pela categoria NASCAR Brasil. E a festa em família foi maior ainda, pois Felipe Bartz, sobrinho de Barrichello, foi eleito na Categoria Stock Light, coroando várias gerações.

Já na Categoria TCR, outro ex-piloto de Fórmula 1, Nelsinho Piquet, faturou o Capacete de Ouro pela indicação dos especialistas. Nelsinho lembrou de todos os carros de corrida que já pilotou, da F1 ao Rally, e disse agora que com a Stock Car e a TCR continua acelerando com intensidade, enfrentando maratonas de corridas nas duas competições.

Campeão Mundial de Rally também venceu no Capacete de Ouro
Lucas Moraes, recém-campeão mundial de Rally-Raid W2RC 2025, foi uma das estrelas da noite. O piloto que conquistou um dos maiores feitos da história do Rally para Brasil, superando Carlos Sainz, Sébastien Loeb e Nasser Al Attiyah, levou seu troféu de campeão FIA e colocou ele lado a lado com o Troféu Capacete de Ouro, mostrando que o feito deste ano foi mesmo grandioso. Lucas agora se prepara para disputar o Rally Dakar 2026 com a nova equipe Dacia.
Além de Lucas Moraes, outro campeão internacional venceu o Capacete de Ouro: Rafael Câmara, campeão do FIA Fórmula 3 2025, foi o escolhido na Categoria Internacional. O troféu será entregue ao piloto no paddock da F1, nos boxes da Ferrari, equipe da qual o piloto que vai disputar a F2 em 2026, faz parte do programa de desenvolvimento.

Felipe Giaffone dominou nos Caminhões da Copa Truck
Atual líder da temporada, Giaffone acabou com mais um Troféu Capacete de Ouro. O competidor da Copa Truck superou uma disputa difícil também fora das pistas com seus concorrentes na disputa pelo prêmio e levou seu nono prêmio.

Categorias nacionais também tiveram seus destaques
O troféu Capacete de Ouro também foi entregue aos pilotos Felipe Fraga, na Stock Car Pro Series (representado pela Gerente de Patrocínios e Eventos da Eurofarma, Glauce Marques); Alexandre Bastos (Turismo Nacional); André Bragantini Jr. (Copa Hyundai HB20); Heitor Dall Agnol (Fórmula 4); Juliano e Rafael Sartori (Rally) e Marçal Muller (representado por Dener Pires, da Porsche Cup), na Categoria Nacional.

Competições de Kart também foram valorizadas
Na Categoria Kart Revelação, Nicolas Guth venceu uma disputa apertada com vários outros kartistas de alto nível para ficar com o Capacete de Ouro. O troféu foi entregue por Gabriel Bortoleto, piloto de F1, em um momento de muita emoção no evento.

Já na Categoria Kart, o multicampeão Olin Galli foi o eleito o melhor, e recebeu das mãos de Binho Carcasci, presidente da CNK – Comissão Nacional de Kart – a taça de primeiro lugar.
Dirigentes, Promotores e Categorias divulgaram novidades no evento
A Mais Brasil (promotora das categorias Copa Truck, NASCAR Brasil e Copa Hyundai HB20), mostrou todas as suas ações realizadas pelas suas competições, com a presença de Carlos Col, Thiago Marques e Daniel Freire, incluindo o programa de desenvolvimento de pilotos brasileiros para correr na NASCAR nos Estados Unidos. O novo modelo da NASCAR Brasil e o carro da copa Hyundai HB20 foram expostos no hall de convidados para que todos conhecessem de perto estas máquinas.


Já a Vicar (promotora das categorias Stock Car Pro Series, Stock Light, Fórmula 4, Turismo Nacional e TCR), com a participação de seu CEO, Lincoln Oliveira, divulgou novidades como o retorno dos motores V8 à Stock Car em 2026, e as inovações em infraestrutura em cada etapa, permitindo experiência, ativações com projeção de impacto recorde de exposição de mercado e de marketing aos seus parceiros. O Stock Car SUV da Mitsubishi e O Stock Light de corrida também foram expostos no salão de convidados, dando um ar de circuito em pleno evento de gala.


A CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo -, parceira histórica do Capacete de Ouro, apresentou por meio do presidente Giovanni Guerra, autoridade máxima do automobilismo brasileiro, todos os grandes feitos realizados em sua gestão, com inovações em parcerias, valorização de pilotos com premiações e impacto internacional perante a FIA. O trabalho feito rendeu à CBA, por meio de seu presidente Giovanni Guerra, um Troféu Capacete de Ouro Institucional, representando todos os pilotos brasileiros, via a entidade máxima do esporte a motor no país.


Já a Mitsubishi, uma das principais incentivadoras do automobilismo nacional, expôs sua linha de carros de corrida no evento: o Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car e o Mitsubishi Triton Ultimate RACING. Gabriel El Bredy, da Comunicação da Mit Brasil, explicou que as picapes de rua da marca saem da mesma fábrica dos modelos de competição, mostrando a real transferência de tecnologia das pistas para os carros de passeio. A Categoria Mitsubishi Cup também foi premiada, com a vitória da dupla Bruno van Enk / Eduardo Costa.

A MGTires, de Marcello Ventre, apresentou as categorias de kart e divulgou a conquista de ser escolhida pela FIA Karting como a fornecedora oficial da Copa do Mundo OKN Júnior em 2026.

E a OMP Macacões e Bell Capacetes mostrou sua linha de produtos, equipando a equipe de apoio do Capacete de Ouro e expondo os manequins entre os carros das categorias. Foi mostrado o processo de fabricação dos macacões OMP e Marcelo Venturella, representante da marca no Brasil, foi o padrinho de uma das categorias da noite.

Capacete de Ouro 30 Anos em 2026!
O evento marcou também o início das comemorações dos 30 Anos do Capacete de Ouro. Que será realizado em 2026. A próxima cerimônia de premiação já tem data prevista para acontecer também na semana do GP de São Paulo de F1 no Brasil em 2026! Aguardem novidades e um evento histórico!

Lista dos Vencedores do Troféu Capacete de Ouro – Temporada 2025
Categoria Fórmula 1: Gabriel Bortoleto
Categoria Top: Eduardo Barrichello
Categoria Internacional: Rafael Câmara
Categoria Stock Car Pro Series: Felipe Fraga
Categoria Stock Light: Felipe Bartz
Categoria Turismo Nacional: Alexandre Bastos
Categoria Fórmula 4 Brasil: Heitor Dall Agnol
Categoria TCR: Nelsinho Piquet
Categoria Copa Truck: Felipe Giaffone
Categoria NASCAR Brasil: Rubens Barrichello
Categoria Copa HB20: André Bragantini Jr.
Categoria Nacional: Marçal Muller
Categoria Rally: Juliano Sartori / Rafael Sartori
Categoria Off Road: Lucas Moraes
Categoria Mitsubishi Cup: Bruno Van Enk / Eduardo Costa
Categoria Kart Revelação: Nicolas Guth
Categoria Kart: Olin Galli



Deixe seu Comentário