Card image
Notícias
Porsche Cup vai superar a marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos

2 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 04/11/2025
  • Atualizado: 04/11/2025 às 14:46
  • Por: Leonardo Marson

O ano do vigésimo aniversário da Porsche Cup reserva mais uma efeméride marcante para este fim de semana, quando os títulos do campeonato de sprint mais uma vez serão definidos dentro da programação oficial do GP São Paulo de F1 em Interlagos: a categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo vai ultrapassar meia centena de corridas como evento-suporte da categoria rainha.

Marçal Müller
Foto: Rafael Gagliano

Desde 2005, ano de sua fundação, a Porsche Cup sempre esteve presente como evento-suporte do GP de F1 em Interlagos. Foram 49 corridas ao longo de 19 temporadas (a única exceção foi o ano de 2020, quando a F1 não passou pelo Brasil pela readequação de seu calendário imposta pela pandemia).

A data compartilhada com os carros de corrida mais importantes do mundo sempre foi uma coqueluche nos 20 anos de história da Porsche Cup. Não por acaso, o evento-suporte do Grande Prêmio é um atrativo à parte, com lounge dedicado e um palco exclusivo para coroar os campeões de 2025.

São seis títulos em jogo no campeonato de sprint e apenas um deles já conhece seu dono: Daniel Neumann, na divisão Challenge Rookie.

Com 56 competidores inscritos nas duas classes, a programação desta semana foi ampliada, de modo que os competidores ganharam um dia a mais de atividade, com os treinos livres programados para quinta-feira. Cabe ressaltar que todos os carros correm a etapa sem o lastro de performance que vigora desde a segunda jornada da categoria, no Velocitta. Então mecânicos, pilotos e engenheiros terão tempo extra para trabalhar no melhor acerto dos carros, considerando também a evolução da pista com o emborrachamento decorrente das atividades da F1 ao longo do fim de semana.

Até hoje a Porsche Cup promoveu 29 provas da Carrera e 20 da Challenge dentro do Grande Prêmio de F1 em Interlagos. A conta considera a All-Star Race de 2021, evento extracampeonato que premiou a dupla vencedora (Edu Azevedo e Ricardo Mauricio) com um Porsche de rua muito especial.

O grande nome da categoria principal é o eneacampeão Miguel Paludo, com cinco vitórias e quatro poles nas preliminares da F1. Ele disputa o título da Carrera com Christian Hahn.

Entre os pilotos regulares da temporada 2025, outros dois com mais de uma vitória são Nelson Monteiro e Nelson Marcondes, ambos correndo hoje na divisão Carrera Sport. Cada um venceu duas provas quando eram competidores da classe Challenge.

Nelson Marcondes (na Challenge em 2022) e Nicolas Costa (na Carrera em 2023) foram os únicos pilotos em 20 anos de história da Porsche Cup a cravar as duas poles em jogo no evento preliminar da F1 e ganhar as duas corridas do fim de semana.

A corrida de número 50 da Porsche Cup dentro do GP de F1 em Interlagos é a primeira das quatro do fim de semana, com os 23 carros da Challenge acelerando a partir de 12:30. Todas as provas são exibidas ao vivo pela Band, Sportv e canais digitais oficiais da Porsche Cup.

Deixe seu Comentário

Comentários