Card image
Notícias
Ayrton Senna Samurai: presente inusitado guarda histórias da conexão entre o piloto brasileiro e os fãs japoneses

2 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 29/10/2025
  • Atualizado: 29/10/2025 às 9:47
  • Por: Leonardo Marson

Entre as milhares de cartas e correspondências enviadas por fãs do mundo inteiro para o escritório de Ayrton Senna, em São Paulo, um item chamou a atenção do piloto. A caixa de madeira ornamentada guardava um item raro: um autêntico capacete samurai, símbolo da cultura clássica do Japão.

Foto: Divulgação/ Senna Brands

A peça feita em metal, tecido e couro foi produzida artesanalmente por um ateliê que funciona há 190 anos no Japão. Ayrton fez questão de levar o capacete para casa e guardar com bastante carinho, principalmente por conta da sua identificação com o que os samurais representam para a cultura japonesa: disciplina, habilidade e lealdade, valores que permearam não só a carreira, mas também o caráter do piloto. Desde então, a peça está sob responsabilidade da equipe que preserva o acervo da família do piloto.

O capacete samurai foi enviado por Minae Uchida em 1988, ano do primeiro título mundial de Senna na Fórmula 1. A conquista completa 37 anos no mês de outubro e foi oficializada justamente em uma corrida épica realizada em Suzuka. Senna superou dificuldades na largada, ganhou muitas posições para subir no lugar mais alto do pódio.

Senna e o Japão

Foi diante da torcida japonesa que Senna sacramentou os três títulos mundiais (88, 90 e 91). Além disso, o brasileiro trabalhou diretamente com alguns engenheiros japoneses entre as temporadas de 1987 e 1993, durante o auge de sua trajetória na principal categoria do automobilismo mundial. A boa relação com o país asiático e seu povo deixa marcas até hoje.

Senna possui um alto índice de reconhecimento no Japão. Uma pesquisa recente realizada em outubro pela Senna Brands, empresa criada pela família do piloto para gerenciar as marcas Senna e Senninha, mostra que 8 em cada 10 japoneses que conhecem o piloto se conectam com sua trajetória. A mesma pesquisa indica que pouco mais de 40% dos jovens entre 18 e 29 anos tem Senna como uma referência atual de moda e estilo de vida.

O legado do piloto é tido como inspiração para 4 em cada 10 jovens japoneses. Não por acaso, o capacete do “Samurai da Fórmula 1” ganha ainda mais significado nos dias de hoje, tanto para brasileiros quanto para japoneses, pois representa valores atemporais e mensagens sobre nunca desistir, superar desafios e os próprios limites para vencer.

Deixe seu Comentário

Comentários