Muito aprendizado e a certeza de que segue em evolução para enfrentar a principal competição nacional da temporada marcaram o fim de novembro. Foi assim que o piloto Francisco Rocha (Equipes: CRG Brasil, Car Racing / Coaches: Olin Galli, Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis) disputou o Open do Brasileiro e a quinta etapa da Copa Beto Carrero. As duas provas, simultâneas, foram realizadas no Kartódromo Beto Carrero, no Litoral Norte de Santa Catarina, como preparatório para a 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart.

Competindo na categoria OKN Júnior, que reuniu 37 inscritos, Francisco teve pela frente adversários fortes e um ritmo de prova intenso, cenário ideal para os últimos acertos antes da competição nacional. As equipes e pilotos que estiveram na pista encararam o evento como a última oportunidade para ajustes de acerto, leitura do traçado e análise estratégica.
“É mais do que só um grid cheio e uma disputa antecipada do Brasileiro. Praticamente todo mundo que vai estar na competição estava aqui no Open. Então, não é só correr, é testar, aprender, ver onde dá para melhorar e chegar mais pronto. A gente leva muita coisa desse fim de semana”, comentou Francisco.
Na tomada de tempo, realizada na sexta-feira (24), Rocha conseguiu um bom desempenho e garantiu posição na quinta fila do grid, alinhando em nono para a primeira bateria. Nas treze voltas da corrida, ele mostrou ritmo forte, chegou a assumir o quarto lugar, mas recebeu a bandeirada final na oitava colocação, dentro do grupo da frente.
No sábado (25), a segunda bateria trouxe um cenário ainda mais intenso. Com catorze voltas programadas, a prova foi marcada por toques, dez competidores abandonaram e dois foram desclassificados e outros doze receberam outras punições. Francisco se manteve competitivo novamente, brigando entre os primeiros colocados e chegando a ocupar a quinta posição, concluindo a corrida em oitavo. Após uma penalização de 5 segundos por ultrapassagem sob bandeira amarela, terminou em décimo segundo.
Com a soma dos resultados, Francisco encerrou o Open na décima primeira posição geral. Apesar de desejar um resultado mais expressivo, avaliou que o objetivo principal — preparação — foi cumprido com mérito.
“Claro que eu queria terminar mais pra frente, não era desse jeito que eu imaginava fechar o Open. Mas a OKN Júnior é uma categoria muito disputada e o grid estava lotado. E no Brasileiro vai ser ainda mais acirrado. Agora é pegar tudo o que aconteceu aqui e transformar em evolução”, afirmou.
Francisco retorna ao Kartódromo Beto Carrero no mês que vem para disputar a 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, no Grupo 1, novamente pela OKN Júnior. A decisão da categoria está marcada para o dia 22 de novembro, quando o título nacional ficará em jogo.
Antes disso, porém, o paulista segue sua preparação em alta intensidade. Nesta semana, ele volta à pista no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), para disputar o 9º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax, na categoria Júnior Max. Francisco que é o atual Campeão Brasileiro Rotax, título conquistado em 2024 na Mini Max, e agora busca mais uma conquista importante na carreira.


Deixe seu Comentário