
Com quase 40 carros em todas as etapas do calendário, as principais equipes das divisões de base e pilotos provenientes de todos os continentes, o Campeonato Italiano de F4 tem sua etapa final neste fim de semana em Misano com o catarinense Gabriel Gomez na luta pelo título.

Único brasileiro no grid, o competidor do carro #78 da US Racing desembarca para decisão do campeonato na vice-liderança. Gabriel acumula 216 pontos após 16 corridas, com direito a pódios em todas as seis etapas realizadas no calendário. Foram três vitórias (Barcelona, Ímola e Vallelunga) e nove pódios na competição.
A etapa final tem cinco corridas no cronograma. Como são esperados mais inscrições que os 36 carros que a pista comporta em cada bateria, após os classificatórios os pilotos serão distribuídos em três grupos (A, B e C) que farão, cada um, duas baterias preliminares (AB, AC e BC). Essas definirão os 36 competidores da corrida final.
Além dessas quatro provas, será disputada uma bateria que ficou pendente da etapa de Ímola, quando houve um acidente com múltiplos envolvidos na primeira volta e foi acionada a bandeira vermelha. Na ocasião, Gomez largou na pole e passou ileso, mas o trabalho de limpeza da reta principal levou algum tempo e caiu a luz natural, adiando a corrida, que será paga agora em Misano.
A pista situada na costa do Mar Adriático foi palco da etapa de abertura do campeonato, em maio. Na ocasião Gomez terminou uma bateria em terceiro lugar, outra em sexto e abandonou a final ao ser tocado duas vezes no início em luta pela terceira posição.
O desfecho do Campeonato Italiano marca uma sequência importante de competições para o representante da equipe alemã fundada pelo ex-F1 Ralf Schumacher. Duas semanas depois da jornada em Misano, Gomez corre a última rodada tripla do Euro F4, nos dias 25 e 26 de outubro, em Monza. Assim como no Italiano, o catarinense é vice-líder neste certame, atrás do japonês Kean Nakamura-Berta, da equipe Prema.
Gomez é o principal nome do Brasil na Fórmula 4 ao redor do mundo em 2025. Além dos títulos em disputa neste mês, ele abriu a temporada conquistando o campeonato da Winter Series, competição com 12 corridas nas pistas de Barcelona, Valencia, Aragón e Algarve. Conquistou três vitórias e nove pódios em sua campanha, terminando 11 provas no top5.
Ao longo do ano, Gabriel acumula 8 vitórias e 21 pódios em 34 corridas disputadas.
“Estou animado para dar o meu melhor neste mês e lutar pelos títulos. Sabemos da dificuldade e, chegando para a final em segundo lugar, o favoritismo está do outro lado. Mas ao longo do ano ganhamos algumas corridas e sempre estivemos competitivos. Vou fazer minha parte, tentar ganhar o maior número de corridas e ver o que acontece no final. Começamos a temporada com força e vamos dar o máximo para terminar da mesma maneira”, disse Gomez.
O cronograma do fim de semana decisivo em Misano determina dois treinos livres e duas sessões classificatórias na sexta. Após o quali, será definido o grupo em que os pilotos estarão inseridos para as preliminares, todas elas programadas para sábado. No domingo acontece a corrida final da etapa 7 pela manhã e a corrida 2 devida da etapa de Ímola encerrando o campeonato à tarde.
Todas as provas têm exibição ao vivo pelos canais digitais da F4 Italiana
Deixe seu Comentário