
A especialíssima temporada do vigésimo aniversário da Porsche Cup C6 Bank tem sua semana mais decisiva do calendário com o GP de Cascais, no tradicional autódromo do Estoril. O palco da primeira vitória de Ayrton Senna na F1, no GP de Portugal de 1985, hospedará, em um intervalo de 48 horas, as penúltimas etapas dos campeonatos de sprint e de endurance da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.

Qualquer competidor que pense em chegar a Interlagos para decidir os títulos com chance de conquista sabe que uma jornada positiva nesta semana será fundamental e, para manter toda competitividade e a entrega de equipamentos rigorosamente idênticos que caracteriza a Porsche Cup C6 Bank desde 2005, a equipe técnica do evento tem um desafio formidável.
A quinta e penúltima jornada de sprint do ano tem treinos na quarta-feira e corridas na quinta e sexta. Serão ao todo dez sessões de treinos e quatro provas, metade válida pela Carrera e outra parte pela Challenge. Cabe lembrar que, a partir da penúltima etapa do calendário, não há inversão de grid para as corridas 2, com a realização de duas sessões qualificatórias e ambas as provas distribuindo pontuação máxima.
A última bandeirada da etapa de sprint está programada para às 11:43 de sexta (pelo horário local português). Depois todos os carros serão revisados e todos os reparos necessários serão executados visando o primeiro treino livre da etapa de endurance, marcado para às 13:00 de sábado. A prova de longa duração terá seu qualificatório na manhã de domingo, com a corrida de 300 km disputada a partir das 14:00.
Para dar conta de duas etapas decisivas coladas, a Porsche Cup C6 Bank mais uma vez manda uma delegação de colaboradores para Portugal. Há inclusive membros do estafe que permaneceram em solo europeu desde a realização das corridas no Algarve, no fim de junho e início de julho, para tratar da operação logística de transporte da carga do evento até a instalação no Estoril para a realização do GP de Cascais.
O autódromo desta semana já recebeu a Porsche Cup C6 Bank para 20 corridas, a primeira delas em 2011 e os maiores vencedores são nomes que não integram mais os grids do maior evento monomarca do automobilismo brasileiro.
O recordista de vitórias no traçado é Constantino Júnior, bicampeão da Porsche Cup C6 Bank, com três triunfos. Na sequência, Clemente Lunardi e Gil Farah dividem a vice-liderança, com duas vitórias cada. Outros 15 pilotos aparecem com uma vitória: Ricardo Rosset, Vitor Baptista, Alan Hellmeister, Luca Seripieri, Sylvio de Barros, Edu Azevedo, Kreis Jr., Tom Filho, Enzo Elias, Leonardo Sanchez, Átila Abreu, Christian Hahn, Miguel Paludo, Antonella Bassani e Célio Brasil.
A passagem da Porsche Cup C6 Bank pelo Estoril nesta semana não apenas credencia os postulantes aos títulos, como também marca um momento decisivo na temporada. Após essa jornada portuguesa, restará apenas uma etapa de sprint e outra de endurance para a definição dos campeões de 2025. Por isso, os competidores do grid atual terão uma oportunidade valiosa de somar pontos fundamentais na luta pelos títulos em jogo.
Até o momento, os nomes que despontam são Miguel Paludo, na Carrera, e Caio Chaves, na Challenge. Os dois são os mais consistentes do evento em termos de resultados e os únicos com 100% de pódios.
A lista de inscritos para a sexta etapa do calendário, e penúltima de sprint, até a manhã desta segunda-feira, tinha 55 nomes confirmados, sendo 32 na Carrera e 23 na Challenge. Para a corrida de 300 km disputada por tripulações de dois pilotos, eram 36 os carros confirmados, sendo 27 na Carrera e nove na Challenge.
As corridas do GP de Cascais têm transmissão ao vivo pelos canais digitais oficiais da Porsche Cup C6 Bank, Band e Sportv.
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