
O domingo de corridas da Porsche Cup no Algarve exibiu vários dos ingredientes responsáveis pelo sucesso da categoria nos últimos 20 anos: pegas memoráveis, atitudes exemplares de cavalheirismo e respeito entre os competidores, equalização rigorosa entre os carros e muita velocidade numa pista de padrão F1. Foi o cenário ideal para o início da segunda metade da temporada, com vitórias de Miguel Mariotti e Caio Chaves, dois jovens talentos que despontam tanto na Carrera quanto na Challenge, respectivamente aos 24 e 17 anos de idade.

Mariotti conduziu o #21 de ponta a ponta, superando uma série de percalços em vitória construída com relargadas muito seguras. Seu carro titular falhou nas voltas de instalação, e o campeão da Challenge em 2024 recorreu ao carro reserva, que tinha performance idêntica às dos demais. Na prova ele foi favorecido por um combativo Marcos Regadas, que defendeu a segunda posição de forma aguerrida até a volta final contra Marçal Muller e Miguel Paludo. Muller eventualmente passou o maranhense e os dois celebraram muito o pega antes do pódio, ambos enaltecendo a limpeza da disputa.
Mesmo em batalhas que acabaram com toques involuntários, o espírito esportivo característico da Porsche Cup se fez presente. Rouman Ziemkiewicz subiu no pódio em quinto lugar na Carrera Sport e prometeu descer da cerimônia de premiação e entregar o troféu para Marco Billi, a quem havia empurrado para fora da pista em uma manobra acidental no fim da corrida.
Pela Challenge o clima não foi diferente, com os competidores enaltecendo o fim de semana dominante de Caio Chaves. O competidor do carro #54 repetiu a vitória da véspera, chegou a quatro vitórias em oito corridas no calendário e ampliou sua vantagem na liderança da tabela de pontos. A prova teve ainda uma escalada memorável de Gerson Campos, que largou em vigésimo e terminou em segundo lugar com o carro #82.
Como na Carrera Cup, com destaque para Mariotti e Regadas, o pega na Sport foi digno da pista que se consolida como a nova favorita dos pilotos dos carros de competição mais produzidos no mundo. Cecilia Rabelo e Jose Moura Neto batalharam durante boa parte da corrida, com Moura prevalecendo no final em uma disputa limpa. Na Rookie, Daniel Neumann venceu mais uma e já começa a fazer as contas para sacramentar o título da divisão para novatos na próxima etapa, no Estoril.
O campeonato da Carrera Cup permanece com liderança de Miguel Paludo. O eneacampeão chegou a 199 corridas no evento neste domingo e é o único competidor do seu grid a subir no pódio em todas as oito corridas realizadas com os carros da geração 992. Na Challenge Caio Chaves lidera, também com 100% de top5s em 2025.
O Algarve recebe na próxima semana a abertura do Endurance Challenge, o campeonato de três corridas de longa duração da Porsche Cup. Já a próxima jornada de sprint é no Estoril, no fim de agosto.
Deixe seu Comentário