Card image
Notícias
Terceiro na tabela da F4 Italiana, Gabriel Gomez estreia em Monza

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/06/2025
  • Atualizado: 18/06/2025 às 11:53
  • Por: Redação

Campeão da F4 Winter Series e maior pontuador da etapa passada da F4 Italiana em Vallelunga, Gabriel Gomez volta a competir neste fim de semana pela principal categoria de transição do kartismo para os monopostos no mundo. A terceira etapa da F4 Italiana acontece na mítica pista de Monza.

Gabriel Gomez
Foto: Fotocar 13

Será a primeira vez do catarinense de 18 anos de idade competindo no autódromo mais veloz da Itália e ele chega credenciado por dois dias de testes bastante produtivos com a equipe US Racing na semana passada.

Depois de 114 voltas percorridas nos treinos, o equivalente a 660,4 km, o piloto do carro #78 acredita ter os ingredientes necessários para mais uma etapa consistente na F4 Italiana.

Gomez lembra que como Monza comporta até 44 carros no grid (exatamente o mesmo número de participantes do teste coletivo anterior à etapa), o formato do fim de semana volta ao modelo consagrado na F4 Italiana, com duas tomadas de tempo e três corridas envolvendo todos os participantes da etapa. Nas duas primeiras etapas, em Misano e Vallelunga, os pilotos foram divididos em três grupos e cada um correu duas etapas preliminares buscando classificação para a final (como nos campeonatos europeu e mundial de kart, por exemplo).

Gabriel aparece em terceiro lugar no campeonato, com 78 pontos. O único brasileiro do concorrido grid subiu no pódio quatro vezes em seis corridas, sendo três terceiros lugares e a vitória na corrida final em Vallelunga há três semanas. A liderança é do japonês Kean Nakamura Berta, seguido por seu companheiro na equipe Prema, o americano Sebastian Wheldon.

“Temos a terceira etapa do campeonato em Monza, uma pista onde eu vou competir pela primeira vez. Na semana passada conheci o traçado com dois dias de testes coletivos. Foram sessões produtivas em que experimentamos muitas coisas. Tinha um programa longo de experimentos e testes e cumprimos. Monza é uma pista onde o jogo de vácuo conta muito no tempo de volta, então o resultado do teste nem sempre reflete o mais importante do trabalho. Então acredito que estamos bem preparados para a corrida, pois cumprimos todo protocolo dos testes de forma bem-sucedida”, disse Gomez.

“Estou novamente confiante para a etapa, que, pela primeira vez no ano, não tem mais as baterias eliminatórias. Será aquele formato consagrado com duas tomadas de tempo definindo os grids das três corridas e depois as provas normais com todos no grid, já que Monza comporta até 44 carros de F4. A gente vem crescendo no campeonato e vamos trabalhar duro para buscar os ponteiros da tabela, depois de uma etapa 2 como maior pontuador do fim de semana. Estou confiante e vamos acelerar”, completou o piloto.

O cronograma da etapa determina mais quatro horas de teste coletivo na quinta-feira, dois treinos livres de 40 minutos na sexta, bem como os qualificatórias. No sábado são disputadas as duas primeiras corridas do fim de semana, com a terceira prova acontecendo no domingo. Todas as baterias têm transmissão ao vivo pelo canal oficial da F4 Italiana no Youtube e Facebook.

Deixe seu Comentário

Comentários