Card image
Notícias
Stock Car: Mitsubishi mantém protagonismo com vitória no sábado e presença constante no top-10 no Velopark

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/06/2025
  • Atualizado: 09/06/2025 às 10:15
  • Por: Leonardo Marson

A terceira etapa da Stock Car Pro Series, disputada no curto e técnico circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), manteve a Mitsubishi Motors em destaque no fim de semana. Apesar da quebra da invencibilidade na corrida principal de domingo (9), a marca comemorou a vitória de Gaetano di Mauro na prova Sprint do sábado, mantendo 100% de aproveitamento nas corridas curtas da temporada.

Gaetano di Mauro
Foto: Magnus Torquato

A vitória marcou o primeiro triunfo de Di Mauro com o Eclipse Cross da equipe Eurofarma RC, e o quinto da carreira do piloto. No domingo, em uma corrida com formato alterado de última hora — com tempo reduzido e sem pit stop obrigatório — o paulista voltou a ser o melhor representante da marca, cruzando a linha de chegada na quinta colocação após uma prova marcada por dificuldades de ultrapassagem.

“Foi uma corrida um pouco travada. Sem a parada obrigatória, ficamos presos no ritmo dos carros à frente. Com o BoP aplicado nesta etapa, sentimos um pouco de dificuldade nas retas. Ainda assim, pontuamos bem e seguimos fortes no campeonato. Agora é focar no Velocitta e buscar mais bons resultados para a Mitsubishi”, analisou Di Mauro, agora vice-líder do campeonato.

Outros dois pilotos da Mitsubishi também terminaram entre os dez primeiros: Allam Khodair, da Blau Motorsport, em sétimo, e Nelsinho Piquet, da Scuderia Bandeiras Sports, em décimo. A consistência dos resultados reforça a força da marca na temporada, mesmo diante do novo cenário técnico estabelecido pela aplicação do Balance of Performance(BoP), ou Equilíbrio de Desempenho.

Previsto em regulamento, o BoP foi ativado após a Mitsubishi abrir mais de 75 pontos de vantagem sobre as concorrentes na classificação entre montadoras. Para esta etapa, os carros das outras marcas receberam ajustes de desempenho — como maior pressão de turbo e menor altura mínima do solo — enquanto os Eclipse Cross mantiveram a configuração anterior, com o objetivo de equilibrar a competitividade.

“Sabíamos que esse ajuste poderia acontecer, está dentro do regulamento. Em uma pista como o Velopark, com poucos trechos de alta, já ficou perceptível o impacto. Mas a organização está avaliando tudo com cuidado, e o importante é que seguimos competitivos”, comentou Di Mauro.

Pela primeira vez na temporada, a pole position e a vitória da corrida principal não foram conquistadas por um piloto que defende a marca dos três diamantes. A honraria coube a Guilherme Salas, da Valda Cavaleiro Sports. Daniel Serra largou em segundo com o carro da Blau Motorsport – o melhor Eclipse Cross do grid. Entretanto, o tricampeão perdeu rendimento devido a uma quebra da porção dianteira do extrator – uma peça aerodinâmica de profunda importância no desempenho -, e foi perdendo posições até concluir a prova em 18º.

A corrida de domingo também foi marcada por mudanças de última hora. Devido a um problema identificado na gestão eletrônica da turbina, que causava superaquecimento em determinadas situações, a organização, em comum acordo com as equipes, decidiu pela retirada do pit stop obrigatório e pela redução de tempo da prova em dez minutos, visando preservar os equipamentos.

Com os resultados no Velopark, Gaetano di Mauro mantém-se entre os protagonistas da temporada, agora na vice-liderança geral com 180 pontos — 63 a menos que o novo líder do campeonato. Gianluca Petecof, da CAR Racing KTF, é o terceiro com 171 pontos. A Mitsubishi ainda ocupa quatro das seis primeiras posições na tabela: Felipe Fraga é o quinto (155 pontos), Nelsinho Piquet o sexto (143), seguido por Allam Khodair em sétimo (138), mesma pontuação de Felipe Baptista, mas em desvantagem no critério de desempate.

A próxima etapa da Stock Car será disputada nos dias 28 e 29 de junho no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

Deixe seu Comentário

Comentários