
A dupla da Shell novamente foi destaque na Stock Car em Cascavel neste domingo. Vencedor na véspera, Gianluca Petecof terminou em sexto com o carro #101. Já Ricardo Zonta, que recebeu um novo motor depois da quebra no sábado, teve uma jornada consistente para terminar em nono. Ambos receberam a quadriculada à frente de suas posições iniciais no grid.

Depois de duas etapas, Gianluca é terceiro no campeonato, com 110 pontos. Zonta, que teve problemas no turbo em duas das três corridas realizadas em 2025 e correu no domingo com um motor pior que o seu original, é 17º, com 47.
A corrida principal em Cascavel mais uma vez foi dominada pelos novos SUV da Mitsubishi. A marca que estampa os carros de Zonta e Petecof, além de todas as posições de pódio, colocou seis representantes no top-10.
Petecof alinhou o SUV preparado pela Car Racing KTF em oitavo no grid, duas posições à frente de seu colega na Shell. Ambos sustentaram as posições na volta inicial, com Felipe Massa entre eles. Então Petecof avançou para sétimo.
A janela de paradas obrigatórias foi aberta na volta 6. Zonta imediatamente levou o #10 para os pits da equipe Shell-RCM. Petecof permaneceu na pista até a volta 14.
Com os pits obrigatórios realizados por todos os competidores, Gianluca era quinto e Zonta nono.
O pelotão então ficou estabilizado, até que, nos cinco minutos finais, novamente as ultrapassagens voltaram.
Gianluca lutou com o que tinha para repetir um top5, mas, com menos botões de ultrapassagem, acabou ficando à mercê de seu companheiro de equipe Felipe Baptista, que o ultrapassou na penúltima volta.

Zonta, por sua vez, batalhava com Cesar Ramos e Gabriel Casagrande. E a disputa surtiu efeito com ele avançando de décimo para nono na volta final.
“Foi uma etapa muito boa, com pontos importantes. A gente tinha oito pushes para domingo, contra uma média de 30 dos concorrentes. Sabíamos que seria uma batalha árdua. Mas o nosso ritmo era muito sólido, especialmente depois do pit. Consegui abrir do pelotão que vinha usando o push e, no finalzinho, perdi o top5 por muito pouco. Mas, olhando pela perspectiva com a quantidade de pushes disponível antes da corrida, foi mais que poderia esperar. Agora vamos seguir trabalhando duro para o Velopark e tentar tirar ainda mais diferença para as duas equipes que estão à nossa frente”, disse Petecof.
“Final de semana a gente estava bem otimista, especialmente no sábado quando tinha condições de vencer. Acredito que ia ser dobradinha da Shell. Mas uma pena a quebra do motor, com a turbina. Aí me deram um motor diferente para hoje e o motor não correspondia. Perdia muito de reta comparado com os carros que eu brigava entre sexto e nono lugar. Perdia muito de reta e na corrida longa, com todos dando push, acaba meio engessada a estratégia. Mesmo que um piloto use o push para atacar, o outro usa para defender e isso deixa a disputa um pouco monótona para todos. A temperatura no carro também está muito alta, passando de 60ºC dentro do carro. A bem dizer: foi a primeira corrida que terminamos sem problemas. Mas, pela falta de performance do motor não deu para ir além de nono. Salvamos alguns pontinhos, mas, se não fosse a quebra, poderíamos ter feito muito mais”, comenta Zonta.
A próxima etapa da Stock Car acontece no Velopark dentro de duas semanas.
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