Card image
Notícias
Pilotos do #TimeLubrax levam movimento Violência Sexual Zero para a Copa Truck em Interlagos

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/05/2025
  • Atualizado: 13/05/2025 às 14:32
  • Por: Leonardo Marson

Diogo Moscato e Bia Figueiredo, pilotos do #TimeLubrax, abraçaram um compromisso que vai além da velocidade: o de dar visibilidade a uma causa urgente — o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Atendendo ao chamado da Vibra, os dois lideram uma mobilização especial durante a 3ª etapa da Copa Truck, marcada para o próximo domingo, dia 18, no Autódromo de Interlagos (SP), data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação integra o Movimento Violência Sexual Zero, liderado pela Vibra ao lado de mais 150 empresas e organizações da sociedade civil, e será amplificada por meio da visibilidade da competição. A Vibra é a maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do país, com atuação em todo o território nacional.

Caminhão do piloto Diogo Moscato – Foto: Divulgação/ RF1

Como forma de dar visibilidade ao tema, o caminhão do piloto Diogo Moscato, líder do campeonato na categoria Elite, terá uma identidade visual totalmente diferente dos demais: ele deixará de lado o verde de Lubrax e levará as mensagens de conscientização sobre o Movimento Violência Sexual Zero para a pista com uma plotagem majoritariamente branca.

“Estou muito orgulhoso de, junto com a Vibra, estarmos representando uma causa tão alarmante em nosso país. Não é apenas uma plotagem de uma única etapa, mas sim uma grande ação que eles vêm trabalhando e que tive o prazer de ser chamado para representá-la e mostrar algumas de suas mais alarmantes estatísticas”, afirma Moscato.

O selo do movimento também estará em destaque no caminhão de Bia Figueiredo que como mulher e mãe promete dar ainda mais voz ao assunto: “Para mim, como mulher e mãe, estou em um grupo que sente muito isso. Sei o tanto de abuso que meninas e meninos sofrem. É algo arrepiante e revoltante saber que a cada oito horas uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual no Brasil. Isso me dá angústia”, afirma a pilota.

A ASG Motorsport, equipe de Bia, também participará da ação, envolvendo seus demais pilotos e exibindo vídeos informativos no circuito interno de transmissão da prova, diretamente de seu camarote. A Mais Brasil, promotora da Copa Truck, é outra que está engajada com a causa, incluindo vídeos em seu canal interno e distribuindo adesivos com o selo do movimento, incentivando outras equipes e pilotos a se unirem à campanha.

“Dentro da Copa Truck, a campanha é ainda mais importante, porque boa parte dos abusos acontecem nas estradas, com crianças em vulnerabilidade social e econômica. Isso tem que mudar e tem que partir dos motoristas, que precisam ter noção da responsabilidade deles. Como mulher e como mãe, tenho muito orgulho de carregar a marca da campanha, especialmente no dia 18 de maio, que é o dia nacional de conscientização para este assunto”, ressaltou Bia.

A ação faz parte de uma série de ativações da Vibra para ampliar o alcance do Movimento Violência Sexual Zero. Em 2024, a campanha impactou mais de 8 milhões de pessoas em todo o país. Em 2025, a expectativa é ampliar ainda mais essa mobilização, com foco em engajamento, informação e transformação social.

“Não podemos nos calar diante da violência que atinge milhares de crianças e adolescentes. Na Vibra, temos clareza do nosso papel como agentes de proteção. Por isso, colocamos a força da nossa capilaridade a serviço de uma causa tão necessária. Estar na Copa Truck, com toda sua visibilidade, é uma oportunidade estratégica para reforçar nosso compromisso com a proteção da infância e mobilizar toda a sociedade”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Integrada à agenda de causas sociais da empresa, a iniciativa consolida o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes como um dos pilares da estratégia ESG da Vibra. A campanha envolve todo o ecossistema da companhia — colaboradores, parceiros, rede de postos, transportadoras e clientes — em torno de uma causa urgente e de profunda relevância social.

Sobre o Movimento Violência Sexual Zero

Iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil, Instituto Liberta e Vibra. O objetivo é atuar em rede, promovendo informação qualificada, sensibilizando lideranças e estimulando práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos. Desde março, mais de 150 organizações e 550 postos de combustíveis já aderiram à iniciativa e estão preparando campanhas para este mês que devem impactar diretamente mais de 745 mil colaboradores e alcançando mais de 2,2 milhões de pessoas, o que reforça o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.

Dados alarmantes:

A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil (Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2024), mas apenas 8,5% desses casos são denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais (Mapear 2023/2024).

Deixe seu Comentário

Comentários