Card image
Notícias
Toyota celebra 40 anos da presença em Le Mans com pinturas icônicas inspiradas no passado e no presente

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/05/2025
  • Atualizado: 12/05/2025 às 12:08
  • Por: Leonardo Marson

Os 40 anos de história da Toyota nas 24 Horas de Le Mans serão celebrados com uma combinação única de pinturas em seus dois GR010 HYBRIDs. Um carro resgata uma pintura icônica do passado, enquanto o outro captura seu espírito de luta atual, sendo que ambos estão determinados a brigar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho, na França.

Foto: Divulgação

O GR010 HYBRID número 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries terá uma pintura vermelha e branca inspirada no TS020, que participou das provas de 1998 e 1999. Esta pintura única também visa empolgar os fãs, conectando-os com a rica história das corridas de endurance e fortalecendo a paixão pelo automobilismo.

O TS020 – também conhecido como GT-One – cativou os fãs com sua incrível aerodinâmica e atraiu uma nova geração para Le Mans por meio de seu papel de destaque na primeira edição do game Gran Turismo. Sua icônica pintura vermelha e branca foi reinventada para o GR010 HYBRID número 7, versão de 2025. A TOYOTA GAZOO Racing resgata sua ilustre herança em Le Mans e vai em busca de sua sexta vitória em La Sarthe.

Enquanto o GR010 HYBRID nº 7 reflete esse passado, a pintura preta fosca do GR010 HYBRID número 8 – pilotado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa – representa o presente. O trio inclusive vem embalado por uma impressionante corrida de recuperação nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, quando largou na 15ª colocação e fechou a prova em quarto lugar com uma estratégia de combustível agressiva.

“Acho que o quarto e o sétimo lugares (em Spa) foram praticamente o melhor que conseguimos. Obviamente, dividimos as estratégias com os dois carros, o que significou perder uma posição para o carro número 7, mas o carro 8 fez um trabalho incrível e terminou em quarto. Toda a equipe fez um trabalho fantástico esta semana, então quero agradecê-los por esse grande esforço. Agora é hora da grande corrida em Le Mans, então vamos trabalhar juntos para encontrar o desempenho que precisamos. Estamos ansiosos para desafiar e vencer Le Mans novamente”, disse Kamui Kobayashi, chefe de equipe e piloto do carro 7.

Ambos os GR010 também terão um novo logotipo, destacando o 40º aniversário da estreia da Toyota em Le Mans. Enquanto o passado e o presente se encontram na pista com as pinturas exclusivas do GR010 Hybrid, a TOYOTA GAZOO Racing também olhará para o futuro em Le Mans este ano. As atividades para destacar os projetos de hidrogênio em andamento em corridas de endurance mostrarão como o automobilismo contribui para o desenvolvimento de tecnologias com o potencial de alcançar um futuro sustentável e neutro em carbono.

Desde sua primeira participação oficial em Le Mans, em 1985, e antes do evento deste ano, um total de 61 carros Toyota competiram em La Sarthe, em 26 edições das 24 Horas de Le Mans, conquistando cinco vitórias, 18 pódios e oito pole positions. Nesse período 62 pilotos de 16 nacionalidades diferentes contribuíram para consolidar a herança da Toyota em Le Mans.

Essa história começou em 1985 com o 85C, equipado com um motor derivado de um carro de rua, e o desempenho da Toyota melhorou constantemente até alcançar seu primeiro pódio em 1992, enquanto a primeira pole position veio em 1999 com o TS020.

Após a Toyota ficar fora da prova entre 2000 até 2011, a fabricante retornou em 2012 para levar o desenvolvimento híbrido a um novo patamar de alto desempenho, conquistando a vitória em 2018, a primeira de três conquistas consecutivas para o TS050 HYBRID. A sequência de vitórias continuou na atual era do Hypercar, que trouxe mais dois triunfos, com o GR010 HYBRID em 2021 e 2022, antes de dois segundos lugares consecutivos.

Deixe seu Comentário

Comentários