
O próximo dia 21 de abril marca uma data histórica da Lotus e da Fórmula 1 — o 40º aniversário da primeira vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio de Portugal. Para homenagear esse momento icônico, o mesmo carro Lotus 97T que Senna pilotou em sua lendária vitória no GP de Portugal de 1985 retornará ao circuito de Estoril pela primeira vez desde aquele triunfo. Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, pilotará o carro realizando voltas de exibição para comemorar uma das performances mais marcantes da história da F1.

A vitória de Ayrton Senna em Estoril foi uma aula magistral de pilotagem em pista molhada, com o brasileiro dando voltas em quase todo o grid para conquistar a primeira de suas 41 vitórias na Fórmula 1. Senna também considerou essa performance como uma das maiores de sua carreira, comparando com outra famosa vitória, a de Donington Park. “Em 1993, eu tinha controle de tração. Foi uma grande vitória, mas comparada com Estoril 1985 não foi nada”, disse o brasileiro.
O Lotus 97T em si foi um carro de corrida pioneiro e foi o primeiro a apresentar dispositivos aerodinâmicos verticais atrás das rodas dianteiras para gerenciamento do fluxo de ar, que eventualmente se desenvolveram nos apêndices aerodinâmicos altamente sofisticados e permanecem na aerodinâmica moderna da F1.
O evento de homenagem em Estoril solidifica a conexão entre a Lotus e a notável ascensão de Senna na Fórmula 1, celebrando a era de ouro das corridas com motores turbo e o espírito de inovação que definiu tanto o piloto quanto a equipe.
“Para a equipe Lotus, a chegada de Ayrton foi um momento decisivo. Seu talento, entendimento técnico e motivação implacável ajudaram a impulsionar a equipe. Este aniversário nos permite reviver essa magia e honrar seu legado. A viagem comemorativa de Bruno Senna a Estoril promete ser um momento emocionante e histórico, fechando o círculo do passado e consolidando o impacto duradouro de Senna no automobilismo”, disse Clive Chapman, Diretor Executivo da Classic Team Lotus.
Antes de ir para Estoril, o Lotus 97T também estará acelerando no 82º Encontro de Membros de Goodwood, na Inglaterra, entre os dias 12 e 13 de abril, atuando como uma despedida adequada antes de sua volta de volta para casa em Portugal.
“Goodwood sempre celebrou os maiores ícones do automobilismo, e é uma honra receber o Lotus 97T antes de seu retorno a Estoril. Ver o lendário carro na pista mais uma vez será uma homenagem adequada ao legado de Ayrton Senna e um momento especial para os fãs, que poderão ver o carro em ação novamente no Festival da Velocidade em julho”, disse o Duque de Richmond CBE DL.
A Lotus compartilhará todas as histórias, entrevistas e reações nas redes sociais, e a volta histórica será filmada e exibida por vários meios de comunicação, incluindo a Sky Sports F1.
“É uma sensação incrível pilotar este carro icônico que marca o início de uma série de vitórias e conquistas do meu tio. Esta celebração reúne fãs de todo o mundo e mostra como Ayrton Senna continua sendo um nome poderoso no automobilismo e uma influência positiva na sociedade de muitas maneiras – do impacto educacional à inovação sustentável, e como um movimento que continua a inspirar gerações a perseguir seus sonhos e nunca desistir”, disse Bruno Senna, sobrinho de Ayrton.
Ayrton Senna pilotou pela equipe Lotus de 1985 a 1987, sendo este um dos períodos mais emocionantes da história da F1. Foi uma época com grandes batalhas acontecendo entre as quatro principais equipes – Lotus, McLaren, Williams e Ferrari. Senna venceu seis corridas com a Lotus, além de ter conquistado 22 pódios e 16 pole positions em 48 Grandes Prêmios com o time.
Detalhes do Lotus 97T:
Ano de produção: 1985
Chassis construídos: 4
Tipo de motor: Renault EF15 V6 turboalimentado
Tamanho do motor: 1492 cc
Potência do motor: 780-850 cv
Comprimento/largura/altura: 166/84,5/39,5 pol
Distância entre eixos: 107 pol
Peso: 1188 lb/539 kg (regulamentação)
Deixe seu Comentário