Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Conheça o mais novo projeto de carro esportivo nacional

Autor: Leonardo Marson


Expectativa é de que o carro esteja nas pistas em 2019. (Foto: Projeto Berlineta)

Um carro de competição concebido no Brasil, inspirado em um dos mais icônicos modelos comercializados no País. Trata-se do Projeto Berlineta, criado pelo designer João Paulo Melo, e que tem como inspiração o Interlagos, modelo que foi fabricado pela Willys entre 1961 e 1966. A expectativa é de que o carro, desenvolvido em computador, esteja nas pistas a partir de 2019, sendo utilizado para provas de longa duração e em Track Days.

É necessário lembrar que a Willys foi uma das primeiras equipes do automobilismo brasileiro. Capitaneada por Luiz Antônio Greco, o time contou com alguns dos mais importantes nomes do esporte a motor nacional, entre eles Bird Clemente, primeiro piloto a receber salário de uma equipe. Tanta história inspirou Melo a criar o Projeto Berlineta.

Apesar de ser assumidamente um carro de baixa produção, uma vez que seu principal uso será para competições, o Projeto Berlineta pretende ser um veículo de baixo custo. Para isso, o modelo terá componentes já utilizados em carros de série, o que garante um custo menor de manutenção.

O chassi será tubular de aço, enquanto a carroceria será construída em fibra de vidro, com componentes em fibra de carbono. O peso estimado é de 850kg, bem mais baixo que um carro de rua, e a motorização será traseira, sendo que o proprietário pode escolher entre diversos motores e transmissões.

O projeto é tocado por Melo e pela empresa de engenharia e design MICLA, baseada na Europa, e que busca investidores para tocar a construção do carro.

Fotos: divulgação