Atualmente as carreiras dos pilotos que buscam alcançar a Fórmula 1 tem começado através da Fórmula 4, categoria que conta com diversos campeonatos ao redor do planeta, incluindo o Brasil. Quase sempre, a primeira experiência em monopostos se dá neste nível.
Como não poderia deixar de ser, as Fórmulas 4 ao redor do planeta contaram com talentos que se destacaram ao longo da temporada 2022. E nós, de RACING, vamos falar de cinco dos principais nomes do ano.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Sem mais demora, vamos a eles:
LEIA MAIS:
Copa do Mundo: jogadores da Arábia Saudita ganham Rolls-Royce após vitória sobre a Argentina
Andrea Kimi Antonelli
O italiano, que tem este nome por conta de Kimi Räikkönen, foi o grande nome da F4 no mundo em 2022, vencendo os campeonatos na Alemanha e na Itália, dois dos mais fortes do planeta. Além disso, o piloto da academia da Mercedes venceu o FIA Motorsport Games. Para 2023, o piloto está confirmado para a temporada da FRECA.
Nikola Tsolov
A Bulgária não é um país com grande tradição no esporte a motor, mas viu o jovem de 15 anos dominar a F4 Espanhola, faturando o título ao vencer 13 das 21 corridas. O “leão búlgaro” tem a carreira administrada por Fernando Alonso, integra o programa de afiliados da Alpine e testou pela F3 neste final de ano.
Rafael Câmara
Melhor brasileiro neste nível, Rafael Câmara teve campanhas fortes nas três F4 que disputou: nos Emirados Árabes Unidos, na Itália e na Alemanha. No Oriente Médio, mesmo fora de uma das etapas, o integrante da academia da Ferrari foi vice-campeão. Já na Europa, foram dois terceiros lugares nos campeonatos. O piloto testou na FRECA na última semana, e deverá correr na categoria em 2023.
Alex Dunne
O irlandês conseguiu um feito dos mais improváveis nas categorias de entrada de monopostos: ameaçou a hegemonia da Prema. Correndo pela US Racing, o piloto foi vice-campeão da fortíssima F4 Italiana, perdendo o título para Kimi Antonelli e ficando à frente de Câmara. Além disso, o piloto faturou o título da F4 Inglesa. E a terra do Rei será o destino do competidor em 2023, já que correrá na GB3.
Taylor Barnard
O inglês foi um dos bons destaques do ano na F4 Alemã, sendo quase sempre o vencedor quando Antonelli não levava o primeiro lugar. Em outros campeonatos, porém, o desempenho não foi tão bom, sendo o oitavo na Itália e o nono nos Emirados Árabes Unidos.
Bônus: Pedro Clerot
O mineiro colocou o nome na história como primeiro campeão da F4 Brasil, mas brilhou também fora do País. O piloto chegou a liderar testes de pré-temporada na Itália, onde disputou duas etapas sem resultados reluzentes, e dominou na última semana os testes da F4 Espanhola. Além disso, foi o nono colocado no FIA Motorsport Games deste ano, depois de ficar no top-5 na maior parte das atividades.
Deixe seu Comentário