Card image
MotoGP
Quartararo vira líder na largada e vence GP da Catalunha de MotoGP

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/06/2022
  • Atualizado: 05/06/2022 às 9:56
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo venceu neste domingo (5) o Grande Prêmio da Catalunha, nona etapa da MotoGP. O atual campeão do mundo e piloto da Yamaha tomou a liderança da corrida disputada no Circuito de Barcelona ainda na largada, ao superar Aleix Espargaró, e sumiu na frente, garantindo a segunda vitória na temporada da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade.

Fabio Quartararo
Quartararo venceu pela segunda vez no ano. (Foto: Yamaha)

A segunda posição ficou com Jorge Martín, piloto da Pramac que batalhou com Aleix Espargaró por toda a prova, tomando a posição apenas na volta final, após o espanhol da Aprilia diminuir a velocidade pensando que a prova havia terminado. Johann Zarco, com outra Ducati da Pramac, foi o terceiro, sendo seguido por Joan Mir, da Suzuki. Aleix completou o grupo dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Luca Marini levou a Ducati da VR46 ao sexto lugar, sendo seguido por Maverick Viñales, sétimo com uma Aprilia. Brad Binder completou a prova em oitavo, enquanto Miguel Oliveira, seu companheiro na KTM, cruzou a linha de chegada na nona colocação. O grupo dos dez melhores ainda contou com Álex Márquez, com uma Honda da LCR.

LEIA MAIS:

Aleix Espargaró acerta grande volta e fatura pole da MotoGP na Catalunha
Aleix Espargaró lidera dobradinha da Aprilia da sexta-feira em Barcelona
MotoGP usa mais os freios em Barcelona do que a F1
Confira a programação e onde assistir ao GP da Catalunha de MotoGP

A MotoGP prossegue no dia 19 de junho, com a disputa do Grande Prêmio da Alemanha, corrida marcada para o circuito de Sachsenring.

Confira como foi a corrida

A corrida em Barcelona, para um público de 60 mil pessoas, começou com Fabio Quartararo tomando a ponta após a primeira curva, deixando Aleix Espargaró na segunda posição, enquanto Jorge Martín avançou para a terceira posição. Na primeira curva, Takaaki Nakagami caiu, levando consigo Álex Rins e Francesco Bagnaia. Já na curva dez, Stefan Bradl caiu e também abandonou.

Na terceira volta da prova, Martín passou por Aleix, assumindo a segunda colocação da prova, enquanto Joan Mir foi obrigado a ceder uma posição por não respeitar uma bandeira amarela na pista. Assim, o piloto da Suzuki entregou uma posição para Luca Marini na quarta volta da prova, recuperando o quinto posto em cima do italiano pouco depois.

Marco Bezzecchi foi para o chão na quinta volta da corrida, enquanto Quartararo abriu dois segundos sobre Martín na volta seis. Quem começava a aparecer bem na corrida era Maverick Viñales, oitavo colocado e que passou a pressionar Enea Bastianini, que caiu na oitava volta. Pouco depois, a Gresini viu seu outro piloto, Fabio Di Giannantonio, também parar no chão.

Aleix Espargaró deixou Martín para trás na volta dez, recuperando a segunda colocação. Quartararo, porém, disparou 3s5 para o piloto da Aprilia. Mais atrás, Brad Binder e Miguel Oliveira, dupla da KTM, passou a disputar a oitava colocação da prova. Outra batalha da corrida era pelo terceiro lugar, já que Johann Zarco se aproximou de Martín.

Oliveira cometeu um erro na 12ª volta e saiu do traçado, se distanciando de Brad Binder. Martín, por sua vez, se aproximou novamente de Aleix Espargaró, conseguindo a ultrapassagem na volta 16. Apesar disso, o piloto da Pramacvia Quartararo disparar cinco segundos de frente. Quem decepcionava na prova era Pol Espargaró, que vinha apenas em 16º com a Honda, depois de brigar por um lugar no top-5 no início da corrida.

Aleix Espargaró retomou a segunda posição de Martín na volta 21, enquanto Quartararo chegou aos seis segundos de frente no complemento da penúltima volta. O piloto da Aprilia abriu a última volta e perdeu velocidade, despencando para o quinto lugar. Assim, o francês seguiu para vencer a corrida, seguido por Martín e Zarco. Mir foi o quarto, seguido por Aleix.

Deixe seu Comentário

Comentários